Abelão preocupado com formação de ex-clubes: 'se não vai ter base, fecha'

Texto por Colaborador: Redação 28/03/2024 - 02:14

Participando do "Futsummit", evento que aborda a indústria do futebol, e maior técnico do Inter, Abel Braga, expressou preocupações quanto aos rumos ex dois de seus ex-clubes, dentre eles o Colorado. Sua crítica se direcionou ao recente aumento no limite de estrangeiros permitidos no Brasileirão, agora elevado para nove jogadores por equipe, argumentando que essa medida pode prejudicar o desenvolvimento dos jovens talentos da base, uma vez que os clubes terão mais opções estrangeiras no mercado.

O técnico, campeão mundial em 2006, enfatizou a importância da formação de identidade dentro dos clubes e lamentou a ausência de jogadores oriundos das categorias de base entre os titulares do Internacional, destacando uma situação similar no Vasco.

Ele ressaltou a falta de jogadores formados nas categorias de base na equipe principal do SCI e relatou a mesma ausência no Vasco durante uma partida crucial no Campeonato Carioca. Apesar de sua preocupação com a falta de jogadores da base, Abelão apontou também para a falta de conscientização nas equipes, mencionando a prevalência do uso excessivo das redes sociais nos bastidores do Vasco como exemplo. 

"Eu li alguma coisa sobre ser permitido nove estrangeiros nas equipes da Série A do Brasileiro. Porr…, fecha o clube! Vai gastar R$ 50-60 milhões por ano no clube em base. Se não vai ter base, fecha! Como você vai criar identidade? (...) O Inter, hoje, na equipe principal não tem um jogador que foi feito na base... O Vasco, no segundo jogo contra o Nova Iguaçu, nenhum dos relacionados era da base do Vasco. Me preocupa quando eu olho o Vasco sem nenhum jogador da base em uma semifinal de Campeonato Carioca... Estou falando a verdade mais uma vez. Preocupa todos nós", para complementar.

“Não tem mais um jogador que fica oito anos em um clube. Hoje, a identidade é com Iphone e Samsung. O cara vive disso. Bota a meia, a chuteira e pega o telefone. Hoje, só se vê celular, cara. Qual o conteúdo disso? Eu perguntei no Vasco se os garotos que estavam chegando no profissional conhecem o tamanho do clube. Se receberam algum papel para saber o que era isso aqui. Não tem mais isso".

Além do técnico Eduardo Coudet, o Inter quebrou em 2023 o recorde de número de estrangeiros em campo no Brasileirão. No empate sem gols com o Bragantino, em Julho, pela primeira vez uma equipe usou sete estrangeiros ao mesmo tempo em um jogo da competição. O Colorado teve Rochet, Bustos, Nico Hernández, Mercado, De Pena, Aránguiz e Enner Valencia como titulares. Além deles, o time contou com Johnny (nascido nos EUA) e Wanderson, que tem também cidadania belga.

A possibilidade de usar sete estrangeiros foi aberta em 2023 pela CBF. Até 2022, eram permitidos cinco não-brasileiros relacionados por partida. O recorde anterior era do próprio Inter, que havia usado seis contra o Palmeiras, em 16 de julho.

Para 2024 os 20 clubes da Série A aprovaram, por unanimidade, o aumento de sete para nove no número de jogadores estrangeiros que podem ser relacionados para uma partida.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

249 pessoas já votaram