A estreia do Internacional na Libertadores 2025, marcada para quinta-feira contra o Bahia, terá um sabor especial para Alan Patrick. O camisa 10 colorado atingirá a marca de 200 jogos pelo clube gaúcho, justamente quando a equipe inicia sua caminhada em busca do tricampeonato continental que escapou em 2023.
Enquanto ainda aguarda uma oportunidade na seleção brasileira, o meia celebra sua trajetória no Beira-Rio, dividida em duas passagens: a primeira entre 2013 e 2014, quando conquistou um Gauchão com uma goleada histórica sobre o Grêmio, e a atual, iniciada em 2022.
Nesta temporada, Alan Patrick foi fundamental para encerrar o jejum de nove anos sem títulos do Inter ao conquistar o Campeonato Gaúcho, sendo eleito o craque da competição. Agora, com os olhos voltados para a Libertadores, o capitão comemora a marca expressiva que alcançará na Fonte Nova.
"É uma marca especial. Quando você chega, não calcula o que virá. As coisas têm sido construídas naturalmente. Poder completá-la é um feito importante. Espero continuar e não fazer só 200, mas alcançar marcas maiores. Com muito trabalho. Quero seguir desta forma", destaca o meia.
"São muitos jogos especiais. Espero no futuro ainda mais. Quero celebrar e conquistar os títulos, que é para o que trabalhamos no fim das competições", complementa Alan Patrick.
A pedido do GE, o camisa 10 escolheu cinco partidas inesquecíveis de sua jornada pelo Inter:
Inter 4 x 1 Colo-Colo - 05/07/2022
Apenas dois meses após seu retorno ao clube, Alan Patrick enfrentou um grande desafio nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Após perder por 2 a 0 no Chile, o Colorado ainda viu o Colo-Colo abrir o placar logo aos 15 minutos no Beira-Rio.
O camisa 10 liderou a reação ao empatar aos 28 minutos do primeiro tempo, após uma falha na saída de bola dos chilenos. Na sequência, participou da virada ao acionar Moisés, que cruzou para Edenilson marcar. Alemão e Pedro Henrique completaram a goleada que garantiu a classificação.
"Um dos primeiros jogos de mata-mata na minha volta. Teve um impacto enorme na nossa memória pela remontada. Perdemos o primeiro jogo por 2 a 0 e, na volta, saímos perdendo em casa. Foi uma virada linda, um jogo histórico", relembra.
Inter 2 (9) x (8) 1 River Plate - 08/08/2023
Nas oitavas da Libertadores de 2023, o Inter enfrentou o favorito River Plate. Após perder por 2 a 1 na Argentina, o Colorado precisava vencer em casa para seguir no torneio.
Mercado e Alan Patrick marcaram os gols que dariam a classificação direta, mas Rojas diminuiu e levou a decisão para os pênaltis. Já substituído, o meia apenas acompanhou de fora a vitória colorada por 9 a 8 nas penalidades.
"Outro jogo histórico no Beira-Rio que tive o privilégio de vivenciar aquela atmosfera maravilhosa. Teve emoção até o final. Fomos para as penalidades. Pude participar com um gol. Depois, nos pênaltis, passamos de fase. Fica muito forte na minha memória", destaca.
Inter 3 x 2 Grêmio - 25/02/2024
O Grêmio é a maior vítima de Alan Patrick no Inter: são cinco gols e quatro assistências contra o rival. No primeiro Gre-Nal de 2024, ele voltou a ser decisivo.
Após o Tricolor abrir 2 a 0, o meia contribuiu com uma assistência para Mauricio diminuir. Quando o jogo parecia terminar em 2 a 2, nos acréscimos, aos 48 minutos, passou por Kannemann e sofreu pênalti. Ele mesmo converteu a cobrança, deslocando Marchesín e garantindo a vitória colorada.
"O Gre-Nal é sempre um campeonato à parte e pude participar no terceiro gol. Sofri o pênalti e converti, praticamente no último minuto para vencermos por 3 a 2. Um jogo especial na minha lembrança", comenta.
São Paulo 1 x 3 Inter - 22/09/2024
Sob o comando de Roger Machado, o Inter iniciava sua arrancada rumo ao quinto lugar no Brasileirão, que garantiria vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
No Morumbi, após o São Paulo abrir o placar, Bruno Gomes e Thiago Maia viraram para o Colorado. Alan Patrick fechou a conta com um golaço, em uma finalização que ainda tocou no travessão antes de balançar as redes.
"Tive uma das minhas melhores partidas com a camisa do Inter. Fui feliz em marcar o terceiro gol, com a vitória na casa do adversário. Um jogo especial para mim", avalia.
Grêmio 0 x 2 Inter - 08/03/2025
A lista se encerra com mais um Gre-Nal, desta vez decisivo para o título gaúcho de 2025. No primeiro jogo da final, na Arena, o Inter dominou o rival e venceu por 2 a 0, encaminhando a conquista que acabaria com a hegemonia gremista.
Alan Patrick foi protagonista: aos 27 minutos do primeiro tempo, recebeu cruzamento de Bernabei e ampliou o placar, após Carbonero abrir a contagem.
"Conseguimos vencer na casa do adversário. Nossa equipe jogou muito bem e nos deu a vantagem para coroarmos o título em casa. Foi um jogo especial. Pude ajudar com o segundo gol. Faz parte da campanha deste Gauchão, que vencemos de forma invicta. Mais um jogo especial, memorável", finaliza.
Alan Patrick pelo Inter
- 199 jogos
- 43 gols
- 32 assistências
- 2 Gauchões (2014 e 2025)
- Estreia: São Paulo 0 x 1 Inter – 24/07/2013
- Maior vítima: Grêmio (5 gols e 4 assistências)
Alan Patrick ano a ano
- 2013 – 6 jogos
- 2014 – 46 jogos, 5 gols, 6 assistências
- 2022 – 30 jogos, 7 gols, 4 assistências
- 2023 – 62 jogos, 16 gols, 10 assistências
- 2024 – 45 jogos, 12 gols, 8 assistências
- 2025 – 10 jogos, 3 gols, 4 assistências