Texto por Colaborador: Redação 02/02/2026 - 05:38

O Internacional confirmou na semana passada o acerto com o atacante Alerrandro por empréstimo do CSKA Moscou, com vínculo estendido até dezembro de 2026.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2024 ao anotar 15 gols, Alerrandro representa uma das principais apostas do Colorado para o ataque na sequência da temporada. Previamente ao comunicado oficial, o atleta passou por exames médicos em Dubai e foi aprovado em todas as avaliações.

O acerto entre Inter e CSKA Moscou prevê empréstimo até dezembro, incluindo cláusula de compra obrigatória atrelada ao cumprimento de objetivos esportivos. Para que a aquisição definitiva aconteça, Alerrandro precisará atuar em pelo menos 60% das partidas da temporada e balançar as redes 15 vezes com a camisa colorada. Cumpridas as metas, o clube gaúcho desembolsará 6,5 milhões de euros pelos direitos do jogador. O empréstimo custou 500 mil euros.

O perfil técnico de Alerrandro

Com 26 anos e 1,81m, Alerrandro tem como um dos principais trunfos ofensivos a capacidade de construir jogadas por meio de pivôs e apoios frontais. Flexiona bem as pernas, sustenta o embate físico e mantém o marcador distante da bola. Consegue utilizar ambos os pés.

O atacante deu seus primeiros passos nas categorias de base do Atlético-MG, mas foi em 2020, no RB Bragantino, que começou a despontar. Alerrandro permaneceu quatro anos no clube do interior paulista, até se transferir para o Vitória em 2024.

Na Bahia, conquistou a artilharia do Brasileirão marcando 15 vezes. Além disso, distribuiu quatro assistências. Alerrandro foi peça fundamental para o Vitória encerrar o campeonato na 11ª posição.

Após a excelente campanha, foi contratado pelo CSKA Moscou. Porém, em 21 partidas na Rússia, marcou apenas um gol. Diante disso, o clube facilitou a liberação visando lucrar com uma possível venda caso as metas sejam batidas.

Da base do Galo ao profissional

A vocação de artilheiro surgiu na vida de Alerrandro ainda nas divisões de base do Atlético-MG, quando chamou atenção pela facilidade em marcar gols, inclusive em passagens por categorias de base da Seleção Brasileira. As primeiras oportunidades no profissional apareceram em 2018, mas foi no ano seguinte que balançou as redes inicialmente.

O primeiro semestre registrou 13 gols em 19 partidas, condição que o colocou como titular do Galo em alguns jogos. Entretanto, o segundo semestre não manteve o padrão, com queda de rendimento específica do jogador, que não voltou a marcar.

Alerrandro foi adquirido pelo Bragantino no final de 2019 por cerca de R$ 15 milhões, segundo o ge.globo. Ainda como promessa, numa equipe que projetava atletas mais jovens, não teve o resultado esperado, mas evoluiu em alguns fundamentos, como a bola aérea. Seu melhor momento no clube aconteceu em 2022, quando anotou nove gols e deu três assistências em 35 jogos.

O ano mágico de 2024

Em 2024, Alerrandro foi emprestado ao Vitória e rapidamente mostrou serviço no Campeonato Baiano. O clube sagrou-se campeão, e o jogador terminou como artilheiro do torneio com cinco gols. Contudo, o melhor momento viria no Brasileirão.

Na 14ª rodada, contra o Corinthians, o centroavante marcou os primeiros gols da competição. Em determinado momento, chegou a balançar as redes nove vezes em nove jogos, encerrando o campeonato como artilheiro.

O ano dos sonhos atraiu interesse de diferentes equipes, inclusive brasileiras. Alerrandro optou por pagar a multa rescisória que tinha no Bragantino — clube em que possuía contrato até o término de 2026 — e viu o caminho livre para negociar com o CSKA.

Na Rússia, foi companheiro de equipe do lateral-esquerdo Moisés, ex-Inter, e do volante Villagra, recém-anunciado pelo clube gaúcho. Por lá, marcou apenas dois gols em 26 jogos e não se firmou na equipe.

Candidato ao Prêmio Puskás

Na 24ª rodada do Brasileirão 2024, o Vitória empatou com o Cruzeiro no Barradão por 2 a 2. O segundo gol dos baianos foi uma pintura de Alerrandro. Na entrada da área, o jogador executou uma bicicleta e acertou o ângulo de Cássio, que nem se mexeu.

O gol acabou sendo indicado ao Prêmio Puskás, entregue no The Best 2025, da Fifa, em 16 de dezembro do ano passado. Entretanto, o vencedor da categoria foi o argentino Santiago Montiel, do Independiente.

Os números de Alerrandro na carreira

CSKA Moscou
- 2024/2025 - 26 jogos, 2 gols, 1 assistência

Vitória
- 2024 - 52 jogos, 21 gols, 7 assistências

Bragantino
- 2023 - 33 jogos, 8 gols, 3 assistências
- 2022 - 35 jogos, 9 gols, 3 assistências
- 2021 - 30 jogos, 4 gols, 2 assistências
- 2020 - 25 jogos, 5 gols, 3 assistências

Atlético-MG
- 2019 - 29 jogos, 13 gols, 1 assistência
- 2018 - 12 jogos, 2 gols

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

58 pessoas já votaram