O Inter não conquista o Campeonato Gaúcho desde 2016 e já soma oito edições sem o título. O Grêmio foi campeão nas últimas sete edições e, se vencer novamente em 2025, igualará a marca do Inter, que detém a maior sequência de títulos da competição, com oito entre 1969 e 1976.
O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, destacou a importância do Gaúcho em entrevista à rádio Bandeirantes: “Se tivéssemos ganho o Campeonato Gaúcho, teríamos quebrado uma sequência do nosso rival. A situação seria outra agora. Portanto, o Campeonato Gaúcho do ano que vem é um campeonato importante, que a gente precisa entrar, mais uma vez, para ganhar. Isso mostra a relevância. Não adianta enfrentar fatos e realidades que são da nossa cultura.”
Barcellos ainda ressaltou: “É um campeonato importantíssimo. O Internacional tem que voltar a ganhar. São três campeonatos gaúchos na nossa gestão, mas já são sete no total. É muito tempo. Volta a ser um desafio.”
Sobre a discussão em torno dos estaduais, Barcellos afirmou: “O Internacional não é a favor da extinção de regionais. Pelo contrário, estamos discutindo isso na comissão nacional de clubes. O Internacional é a favor da manutenção do Campeonato Gaúcho. É uma história, uma cultura do nosso estado. Precisamos manter.”
Ele também comentou a necessidade de um calendário organizado: “É possível organizar um calendário onde equipes que enfrentam competições internacionais tenham um calendário um pouco espaçoso. Nós não temos essa opção hoje. Primeiro, porque precisamos buscar sempre o título; segundo, porque valoriza o campeonato.”