Alisson provocou quase o maior aplauso da tarde na Ilha da Rainha.
O 240º derby de Merseyside estava se aproximando do apito final neste domingo quando o Everton tentou uma última demonstração de resistência, com Richarlison chutando da entrada da área para o ex-colorado, Alisson Becker.
O goleiro do Liverpool segurou a bola com segurança contra o peito – depois caiu com ela dentro de sua área.
Fora do contexto, significaria pouco. Mas havia uma boa razão para a resposta estridente dos torcedores ingleses, que viram seu time manter o desafio do título da Premier League, enquanto seus vizinhos se aproximavam cada vez mais da ameaça do rebaixamento.
O Everton tinha feito a curta viagem através na cidade com um plano de jogo claro. Incapaz de igualar o Liverpool em termos de talento - e poucas equipes podem fazer isso no momento - sua intenção era estragar, incomodar, desperdiçar tempo, apatifar, cavar, agitar o adversário e a torcida, depois incomodar e estragar um pouco mais.
Foi ao estilo "Libertadores" ou da primeira página do manual de Diego Simeone que, em termos de "Fair Play" do esporte bretão, é a boa e velha trapaça, com um plano de jogo claro: jogar o mínimo de futebol possível.
E por cerca de uma hora, funcionou, com os jogadores do Everton (no fim derrotados por 2 a 0 neste domingo) cavando faltas, brigas, até a pantomima do goleiro Jordan Pickford, cuja vontade de ir para o chão a cada toque da bola foi mais tarde imitada comicamente pelo arqueiro gaúcho.
Alisson, que ficou inativo durante grande parte do jogo, fez questão de marcar ainda mais seu nome no Liverpool FC ao lembrar das travessuras de Pickford em um movimento que encantou o estádio de Anfield (vídeo abaixo).
Sua esposa, Natalia Becker, estava entre as que se deleitaram em um dos momentos da temporada:
Alisson is the King
— CF Comps (@CF_Compss) April 24, 2022
pic.twitter.com/faaDFREoQp
Alisson ????❤️ https://t.co/sG0619GrgL
— Natália Loewe Becker (@Natalia_LBecker) April 24, 2022