O lendário goleiro do Celeiro de Ases e agora treinador do Liverpool, Claudio Taffarel ingressou no Liverpool há quase um ano e é seguro dizer que Alisson, outra joia colorada, está prosperando sob a vigilância de um de seus ídolos.
Taffarel foi confirmado como membro da equipe de bastidores do clube inglês em novembro passado, juntando-se ao chefe do setor John Achterberg e seu assistente Jack Robinson.
O trio trabalhou em conjunto com o grupo de goleiros dos Reds, com Taffarel desempenhando um papel importante na assistência ao desenvolvimento dos jovens goleiros do Liverpool.
Alisson pediu a Taffarel para se juntar anos antes dele, depois de trabalhar junto com a seleção brasileira, um papel que o gaúcho de 56 anos continua ao lado de seu trabalho com o Liverpool.
E o número 1 dos Reds já explicou por que estava tão ansioso para ter Taffarel no campo de treinamento, ou seja, para reorientar a técnica brasileira depois de anos no sistema europeu.
“Quando assinei meu novo contrato com o clube no ano passado, já havia conquistado o goleiro do ano e todos os troféus possíveis, mas ainda queria melhorar”, disse Alisson à Sky Sports.
“Isso ainda é o caso agora. Tenho apenas 30 anos, então tenho um longo caminho pela frente, e trazer Tafa, junto com John e Jack, nos deu uma mistura muito boa.
“Temos a experiência de John no futebol inglês, a mesma de Jack. Eles me ajudaram muito a me estabelecer aqui e entender o futebol da Premier League, entender o clube, entender o país. Eles me ajudaram a melhorar também.
“Agora, tê-los junto com Tafa, é algo incrível. Então, eu e Tafa, agora somos amigos também.
“Admiro-o de todas as formas possíveis. Posso vê-lo como amigo, como treinador de goleiros, como uma lenda e como um homem de família.
“A principal razão pela qual eu queria tê-lo aqui era por causa da metodologia de treinamento de goleiros no Brasil. É algo com o qual cresci, mas mudou quando vim para a Europa.
“Quando fui para a Itália, mudou do Brasil, e quando vim para a Inglaterra, mudou da Itália. Existem algumas semelhanças, mas sempre senti que queria ter esse tipo de treinamento de volta.
“A técnica do goleiro brasileiro, eu sinto, é uma das melhores do mundo e nós somos bons por um motivo; porque temos treinadores de goleiros muito bons que trabalham de uma forma que nos faz melhorar a cada dia, e não só no aspecto técnico, mas no físico também.
“É um trabalho muito intenso. Eu não sou alguém que passa muito tempo na academia. Eu gosto de fazer força e poder em campo com a bola. Então, a maneira como ele trabalha me ajuda nisso também.”
Alisson continua alcançando novos patamares e o consenso será de que ele é o jogador da temporada do Liverpool até agora, mas o número 1 sabe que não fez isso sozinho.
“Mesmo que a equipe não esteja tendo o melhor desempenho, o fato de estar fazendo isso é porque tenho ajuda. Não posso fazer as coisas sozinho em campo. Os jogadores estão tentando, estão lutando junto comigo”.
Via This is Anfield