A Fifa revelou a lista de cinco finalistas para o melhor goleiro do ano.
Entre os goleiros, o ex-colorado Alisson e Ederson voltam a marcar presença na premiação anual. Titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o arqueiro do Liverpool foi eleito o melhor do mundo em 2019 e terá mais uma chance de levar o título. Campeão pelo Manchester City-ING, Ederson pode ganhar pela primeira vez o prêmio. Na categoria estão ao lado de: Yassine Bounou (MAR), Thibaut Courtois (BEL) e Emiliano Martínez (ARG).
Em seu site, a Fifa destaca os prêmios conquistados por esses goleiros na temporada anterior. Alisson venceu a Carabao Cup e a FA Cup em 2021-22, além de chegar à final da Liga dos Campeões.
A nível geral, o Brasil conta com sete representes na cerimônia anual. Entre os indicados estão: Neymar Jr e Vinicius Jr ao The Best FIFA Melhor Jogador, Debinha ao The Best FIFA Melhor Jogadora, Alisson e Ederson ao The Best FIFA Melhor Goleiro, Pia Sundhage ao The Best FIFA Treinadora de Futebol Feminino, e Richarlison ao Prêmio FIFA Puskás.
A solenidade será no dia 27 de fevereiro. O vencedor será decidido por meio de votos. 25% cada de jornalistas, capitães de seleções, treinadores e torcedores.
????⚽️ 14 players shortlisted for FIFA's The Best awards
— BeSoccer (@besoccer_com) January 12, 2023
???????? Mane
???????? Hakimi
???????? Alvarez
???????? Benzema
???????? De Bruyne
???????? Salah
???????? Vinicius
???????? Neymar
???????? Haaland
???????? Messi
???????? Mbappe
???????? Modric
???????? Lewandowski
???????????????????????????? Bellingham pic.twitter.com/Q0BOtJAKJ0