Texto por Colaborador: Redação 30/01/2026 - 10:30

O jornalista Fabiano Baldasso apontou o técnico Paulo Pezzolano como o principal responsável pela derrota do Inter na estreia do Campeonato Brasileiro. Em vídeo publicado em seus canais de comunicação, o comentarista criticou duramente as escolhas do treinador no revés por 2 a 1 para o Athletico, no Beira-Rio, destacando a estratégia adotada e a preservação de titulares.

Segundo Baldasso, a derrota passou diretamente pelas decisões de Pezzolano antes e durante a partida. Para o jornalista, houve incoerência entre o discurso de priorizar o Brasileirão e a escalação inicial escolhida pelo treinador.

“Nós ganhamos o Gre-Nal por causa do treinador e perdemos para o Athletico por causa do treinador. Cada jogo é uma análise, uma lição, acertos e erros. O Inter errou estrategicamente na definição do jogo contra o Athletico, primeiro por quem começaria a partida. Foi uma incoerência tremenda. O clube determinou que o Brasileirão seria a sua prioridade. E concordamos todos. Então como que preserva jogadores?”

Baldasso afirmou que o primeiro tempo do Inter foi consequência direta dessas escolhas e destacou que atletas preservados tinham condições de atuar desde o início.

“O primeiro tempo foi horroroso por causa disso. Quem saiu, tinha condição de jogar. Tanto que eles entraram no segundo tempo. E, se tinham condições, deveriam começar. A história teria sido diferente.”

Na análise do segundo tempo, o jornalista comentou as alterações feitas por Pezzolano e voltou a criticar decisões individuais e coletivas.

“No segundo tempo, o Inter amassou o rival. O treinador botou o Alan Patrick na vaga do Carbonero para jogar no lado e ser parceiro do Bernabei, com o Bruno Tabata no meio. E obviamente iria acontecer o que aconteceu. O Tabata com 30 minutos já estava sendo vaiado porque ele não joga nada.”

Baldasso também mencionou outras substituições e o desempenho de alguns jogadores, reforçando que os problemas começaram ainda na montagem da equipe.

“Aí, no lugar do Paulinho Paula, entrou o Bruno Henrique. É aquela velha história que eu falo para vocês: jogador ruim no grupo uma hora vai jogar. Quem tem Victor Gabriel no time vai passar pelo que passou.”

Para o jornalista, faltou intensidade e agressividade no primeiro tempo, algo que só apareceu depois do intervalo, quando o adversário já estava estruturado defensivamente.

“Diante de todas essas situações, faltou intensidade no primeiro tempo e poderia ter sido mais agressivo com Carbonero. Foi o que aconteceu no segundo tempo. Só que do outro lado tinha o Odair, que veio para jogar defensivamente e sair em velocidade.”

Ao final, Baldasso foi direto ao responsabilizar o treinador pelo resultado negativo, apesar de reconhecer seu mérito na vitória no Gre-Nal.

“Eu não marco ninguém na paleta, mas o Pezzolano, que foi o dono do Gre-Nal, errou em tudo na estreia do Brasileirão. Ele errou nas preservações e errou na estratégia do jogo. Abrimos o campeonato perdendo e temos que estar atentos em casa. Em casa tem que ganhar.”

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

53 pessoas já votaram