O tradicional prêmio ESPN Bola de Prata chega à sua 56ª edição, acompanhando o início do Campeonato Brasileiro de 2025. Na primeira rodada, o Internacional não teve nenhum jogador na seleção da premiação.
O destaque ficou para o Fortaleza, que venceu o Fluminense por 2 a 0 e, por levar menos cartões que o Juventude – que também estreou com vitória pelo mesmo placar sobre o Vitória –, assumiu a liderança da competição. O Tricolor cearense teve dois representantes na equipe ideal: o volante Pol Fernández e o técnico Juan Pablo Vojvoda. Além do Fortaleza, outras quatro equipes também emplacaram dois jogadores na seleção da rodada: Grêmio, Bahia, Juventude e Vasco.
Entre os cinco maiores pontuadores da rodada, o grande nome foi o atacante Vegetti, autor do gol da vitória do Vasco sobre o Santos por 2 a 1 e responsável por uma assistência para Nuno Moreira. Outros destaques foram Gabriel Taliari, que marcou os dois gols do Juventude contra o Vitória, e o goleiro Tiago Volpi, que fez defesas decisivas para garantir o triunfo do Grêmio sobre o Atlético-MG.
Os laterais-direitos Gilberto, do Bahia, e Tinga, do Fortaleza, também figuraram entre os melhores da rodada, ambos balançando as redes em seus respectivos confrontos.
A seleção do Bola de Prata da 1ª rodada ficou assim:
Tiago Volpi (Grêmio); Gilberto (Bahia), Abner (Juventude), Léo Pereira (Flamengo) e Luciano Juba (Bahia); Eric Ramires (RB Bragantino), Pol Fernández (Fortaleza) e Edenílson (Grêmio); Nuno Moreira (Vasco), Vegetti (Vasco) e Gabriel Taliari (Juventude). Técnico: Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza).
O formato da premiação segue o modelo adotado em 2024, permitindo variações táticas na composição da equipe ideal. O sistema premia o melhor goleiro, dois zagueiros e dois laterais, além de um volante, um meia e um atacante obrigatórios. As três vagas restantes são ocupadas pelos jogadores com as maiores médias, respeitando o limite de três por posição.
Desde 2017, a pontuação do Bola de Prata combina 40% de estatísticas do Algoritmo DataESPN com 60% das notas dos jornalistas.