As grandes competições estão voltando. O Inter conquistou uma vitória expressiva na abertura do Brasileirão e no mês que vem outros campeonatos retornam ao calendário colorado. É a hora de definir algumas coisas e ajustar os incessantes erros cometidos nos últimos jogos.
Começando pela defesa. Marcelo Lomba ou Danilo estão no mesmo nível. A lateral direita já tem dono e, apesar de não ter apresentações tão grandiosas, Saravia tem melhor desempenho que Rodinei, principalmente na parte ofensiva. A novela Fuchs talvez se arraste mais alguns dias, mas é sabido que rumará para a Europa e é nítido que a dupla Moledo/Cuesta não será a titular. Coudet nos ensinou que zagueiro, nem sempre, deve ser apenas robusto e de boa jogada aérea, ele também deve saber sair jogando. Enquanto as outras posições se apresentam melhor abastecidas, a lateral esquerda continua como um grande dilema, daqueles que ninguém sabe como resolver e que faz o torcedor sentir falta de Iago, tão criticado, mas que teve boas apresentações.
A meu ver, o meio de campo é o setor com mais opções, mas o mais passível de discussões na escalação. Analisando o volante (3º zagueiro) utilizado na dinâmica atual, Lindoso não tem apresentado seu melhor futebol e Musto é, incontestavelmente, reserva. Hoje o jovem Zé Gabriel é quem tem sido destaque positivo. Ainda espero ver Dourado retornar e ser encaixado no time, com esse posicionamento parecido com o que teve em temporadas passadas. De qualquer forma, Chacho também precisa ler melhor os jogos e arriscar, deixando de lado o jogador que faça essa função, pois, dependendo do andamento, se torna inútil.
Ainda falando da linha média, Edenilson não é o mesmo de 2019, nem de antes da pandemia e isso tem feito diferença na criação e no elemento surpresa. Boschilia é quem mais me agrada, mas Marcos Guilherme é inconstante. Tendo ainda D’Ale, Patrick e Nonato como opções, o único que tem demonstrado vontade e é quem faz a diferença é o veterano camisa 10. Com a possibilidade de fazer 5 substituições durante a partida, não seria melhor ter a genialidade de D’Ale em campo e, caso fosse necessário, substituir no começo do segundo tempo? O colorado tem pecado na criação e movimentação, algo que poderia ser melhorado dessa forma.
O ataque é onde o torcedor escala sem pestanejar: Galhardo e Guerrero. Galhardo é o tipo de contratação por acaso, mas que dá certo. Hoje se mostra diferenciado, decisivo e necessário. Seja nessa posição ou um pouco mais recuado, é titular absoluto. Guerrero é o matador. Pottker tem cravado a sua saída do Beira-Rio, já que após tanto tempo e com uma inconstância enorme, tem fraco aproveitamento e se credencia a permanecer nos suplentes. Peglow precisa de oportunidades. Yuri Alberto é a esperança.
O jogo contra o Santos pode determinar o caminho que vamos seguir. Vencer um concorrente, assim como foi vencer fora, é passaporte para brigar pelo título, mesmo que estejamos nas rodadas iniciais. Quem quer ir longe tem que mostrar vontade e eficiência desde o começo e todos os degraus são importantes. Além disso, é preciso definir os 11, antes que a Copa do Brasil e a Libertadores recomecem, competições em que devemos chegar prontos para os duelos.
Mas uma coisa é certa: futebol se vence com técnica e qualidade, mas também com força, garra e sangue nos olhos. Não basta concluir apenas a primeira etapa, precisamos vencer todas. A morosidade tem que acabar.
por Thulyo Maciel - Contato: @thulyomaciel
21/11
04:25
Inter estaria perto de primeiro reforço para 2025
21/11
00:59
Inter confirma vaga na Libertadores 2025: resta saber se direta ou indireta
21/11
00:43
Vasco x Internacional: escalações, onde assistir e arbitragem
21/11
00:33
Raio X: grande visitante, Inter encara um mandante de respeito
21/11
00:32
Portal avalia chances e favoritismo entre Vasco e Inter
20/11
18:28
Confira relacionados para Vasco x Inter: Thiago Maia fora
20/11
18:10
Confira provável XI do Vasco contra o Inter
20/11
13:14
Inter encerra preparação para duelo com o Vasco: confira o provável time
20/11
13:11
Fabrício admite saída do Inter: "Clube não me procurou"
20/11
11:08
Barcellos revela que não manter Abel Braga foi a decisão mais difícil como presidente do Inter
20/11
10:00
Inter define futuro de Alario e analisa saída de outros jogadores para 2025
20/11
09:00
Com bate-papo com Roger Machado, Inter promove desenvolvimento e integração das comissões técnicas do Clube
20/11
06:54
Alisson cotado para ser negociado pelo Liverpool
20/11
03:07
Ele voltou: Valencia marca golaço em vitória sobre a Colômbia de Borré
20/11
02:00
Ricardo Mathias encerra ciclo de jogos-treino com grande destaque na seleção sub-20
19/11
16:40
Penúltimo treino antes de encarar o Vasco tem preservação de Thiago Maia
19/11
16:31
Eduardo Vargas completamente descartado no Beira-Rio
19/11
12:14
Inter espera propostas por Keiller, que será devolvido após empréstimo ao Vasco