Com calendário completamente descaracterizado, além de uma situação crítica em todas suas infraestrutura, os clubes gaúchos agora se veem em um cenário complicado para a restante da temporada. Cientes deste aspecto, o programa Seleção Sportv, discutiu a questão através do apresentador André Rizek e o comentarista Eric Farias. Confira suas avaliações:
RIZEK
“Começando a pensar praticamente – e sempre primeiro que se tome cuidado, eu sei que a questão esportiva é irrelevante diante da tragédia, mas a questão é a que a gente está debruçado no Seleção Sportv – que seria muito cruel um time gaúcho rebaixado neste ano (...) O que o Renato falou (também é) que o Grêmio, o Inter e o Juventude, eles não conseguem jogar o Campeonato Brasileiro. Estão pensando em seus familiares, na reconstrução do Estado. Ninguém consegue dizer o que e como vai ser, quanto tempo vai levar, na sequela que vai deixar nas pessoas.”
E. FARIA
“Não me atrevo a opinar sobre o que é bom ou o que é ruim. É importante ter ’empatia esportiva’, se é que isso existe, com os três times gaúchos. São times que estão prejudicados na temporada, é ponto que não tem solução (...) Para eles, nenhuma solução que for encontrada no dia 27, quando os clubes forem se reunir, quando forem tratar do Campeonato Brasileiro, nada que sair dali vai ser a solução perfeita”.
“Uma coisa que poderia amenizar seria a inversão dos mandos de campo. Jogar todos os jogos fora de casa agora no primeiro turno... O Botafogo e o Grêmio já se acertaram que vai ter o mando de campo invertido (o jogo será na casa do time carioca). Eu não sei, se for estudado caso a caso, jogo a jogo, já uma esperança. Agora não tem como jogar no Sul (...) Não sei daqui cinco, quatro meses, não sei, ninguém sabe. Pode ser que tenha algum tipo de condição para não ter tanto desequilíbrio no campeonato. Talvez o ideal fosse isso, não sei se é uma boa solução de fato. Eu não me considero capaz de dizer o que é bom ou ruim agora”.