Texto por Colaborador: Redação 13/10/2022 - 00:35

Não teremos mais que esperar até as oitavas de final para ter o VAR nas partidas copeiras internacionais da Conmebol. O órgão presidido por Alejandro Domínguez anunciou uma mudança importante para as edições dos torneios em 2023: tanto a Libertadores quanto a Sul-Americana terão o VAR desde suas fases iniciais. A medida foi tomada nesta terça-feira em reunião do Conselho da América do Sul Confederação de Futebol, realizada em Luque (Paraguai). Conforme expresso pelo CSF em comunicado, a decisão foi tomada após verificação das condições técnicas e logísticas para a aplicação desta medida e análise das propostas das empresas fornecedoras que participaram no concurso.

“Dessa forma, o sistema de revisão trará maior transparência desde o início dos principais torneios de clubes do continente. É uma aspiração da Conmebol desde a implantação desta ferramenta tecnológica e um pedido expresso por vários clubes participantes. torneios", comunicou Luque.

O VAR não é novidade nos torneios da Conmebol: estreou nas semifinais da Copa Libertadores de 2017. Naquela época, foi usado nas chaves entre River-Lanús (com atuação polêmica do árbitro colombiano Wilmar Roldán) e Grêmio-Barcelona. Nas edições seguintes, de 2018 até a atual, a tecnologia esteve presente nos duelos das oitavas de final até a final...

Agora, por que não houve vídeo-assistência nas fases preliminares e nos grupos? Foi devido às dificuldades logísticas envolvidas em levar o VAR para cada um dos estádios onde foram disputadas as partidas da Copa. “A realização deste projeto envolveu a superação de vários obstáculos técnicos e logísticos que impediam, até agora, a utilização do VAR nas fases iniciais das competições”, explicou o CSF.

Além da Libertadores e da Sul-Americana, também será utilizado na Recopa, que será disputada pelo Independiente del Valle contra o vencedor de Flamengo e Ath. Paranaense.

O áudio segue...

O que não mudará para as próximas edições é que a partir de Luque continuarão a tornar públicos os diálogos entre o estande e os principais árbitros em campo. “A Conmebol disponibiliza imagens e áudios do VAR para todos os interessados o mais rápido possível e sem qualquer edição. Além de trabalhar para implementar integralmente o VAR em seus torneios, a CONMEBOL promove programas de treinamento dos árbitros no manuseio dessa ferramenta”, encerra o comunicado.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

169 pessoas já votaram