Texto por Colaborador: Redação 30/09/2023 - 05:28

A Conmebol definiu a escala de arbitragem para a rodada de ida das semifinais Copa da Libertadores e o venezuelano Jesús Valenzuela irá dirigir Inter e Fluminense, na quarta-feira (4), na capital gaúcha. Ele será auxiliado por seus compatriotas Jorge Urrego e Tulio Moreno. O árbitro de vídeo (VAR) será José Argote-VEN.

Aos 39 anos, Jesús Valenzuela é árbitro desde a temporada 2011/12 no futebol de seu país e ingressou no quadro da FIFA em 2013. Desde então, tem ganhado prestígio no cenário internacional, tendo apitado importantes finais, como a da Copa Sul-Americana de 2020 entre Lanús e Defensa y Justicia e a da Recopa Sul-Americana de 2022 entre Palmeiras e Athletico-PR.

Em 2021, o árbitro nascido na cidade de Acarigua teve a oportunidade de trabalhar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde dirigiu três jogos, incluindo as quartas de final entre Espanha e Costa do Marfim. No ano seguinte, em 2022, participou da Copa do Mundo do Catar, tornando-se o segundo árbitro de seu país a atuar em um Mundial, fato que não ocorria desde a Copa de 1974. Durante a competição, ele apitou duas partidas: o empate em 0 a 0 entre Estados Unidos e Inglaterra na fase de grupos e a vitória da França por 3 a 1 sobre a Polônia nas oitavas de final.

Na atual edição da Libertadores, Valenzuela esteve presente em 10 jogos, sete deles envolvendo equipes brasileiras, dentre eles o recente revés para o River Plate, em Buenos Aires, por 2 a 1. No total, distribuiu 48 amarelos, 3 vermelhos indiretos, anotando 2 penalidades.

Além do jogo acima, no histórico de Jesús Valenzuela, consta mais jogo do SCI, que aconteceu na Libertadores de 2019, quando o time de Odair Hellmann venceu o Alianza Lima por 2 a 0 no Beira-Rio, com ambos os gols marcados por Nico López. Quanto ao Fluminense, o venezuelano apitou na vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Olimpia, no Estádio Defensores Del Chaco, no Paraguai, pela volta das quartas de final da Libertadores.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

169 pessoas já votaram