Texto por Colaborador: Redação 30/09/2023 - 05:28

A Conmebol definiu a escala de arbitragem para a rodada de ida das semifinais Copa da Libertadores e o venezuelano Jesús Valenzuela irá dirigir Inter e Fluminense, na quarta-feira (4), na capital gaúcha. Ele será auxiliado por seus compatriotas Jorge Urrego e Tulio Moreno. O árbitro de vídeo (VAR) será José Argote-VEN.

Aos 39 anos, Jesús Valenzuela é árbitro desde a temporada 2011/12 no futebol de seu país e ingressou no quadro da FIFA em 2013. Desde então, tem ganhado prestígio no cenário internacional, tendo apitado importantes finais, como a da Copa Sul-Americana de 2020 entre Lanús e Defensa y Justicia e a da Recopa Sul-Americana de 2022 entre Palmeiras e Athletico-PR.

Em 2021, o árbitro nascido na cidade de Acarigua teve a oportunidade de trabalhar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde dirigiu três jogos, incluindo as quartas de final entre Espanha e Costa do Marfim. No ano seguinte, em 2022, participou da Copa do Mundo do Catar, tornando-se o segundo árbitro de seu país a atuar em um Mundial, fato que não ocorria desde a Copa de 1974. Durante a competição, ele apitou duas partidas: o empate em 0 a 0 entre Estados Unidos e Inglaterra na fase de grupos e a vitória da França por 3 a 1 sobre a Polônia nas oitavas de final.

Na atual edição da Libertadores, Valenzuela esteve presente em 10 jogos, sete deles envolvendo equipes brasileiras, dentre eles o recente revés para o River Plate, em Buenos Aires, por 2 a 1. No total, distribuiu 48 amarelos, 3 vermelhos indiretos, anotando 2 penalidades.

Além do jogo acima, no histórico de Jesús Valenzuela, consta mais jogo do SCI, que aconteceu na Libertadores de 2019, quando o time de Odair Hellmann venceu o Alianza Lima por 2 a 0 no Beira-Rio, com ambos os gols marcados por Nico López. Quanto ao Fluminense, o venezuelano apitou na vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Olimpia, no Estádio Defensores Del Chaco, no Paraguai, pela volta das quartas de final da Libertadores.

Categorias

Ver todas categorias

Quem deve ser titular no gol do Inter?

Anthoni

Votar

Rochet

Votar

85 pessoas já votaram