Texto por Colaborador: Redação 30/09/2025 - 04:30

Reunido na noite desta segunda-feira (29/09) para sessão com caráter ordinário e extraordinário, o Conselho Deliberativo do Internacional aprovou a proposta de suplementação orçamentária enviada pelo Conselho de Gestão para o exercício de 2025. Dos 194 conselheiros e conselheiras presentes no Salão Nobre, 115 votaram a favor, 38 contra, além de 41 abstenções.

A votação ocorreu após a exposição da situação administrativa e financeira do clube, acompanhada do balancete contábil fechado no encerramento do mês de julho. Segundo apuração da Rádio Guaíba, a suplementação será de R$ 66 milhões.

A segunda secretária do Conselho Deliberativo, Bianka Denise Silveira, fez a leitura da convocação das sessões ordinária e extraordinária. Em seguida, o presidente da casa, Gustavo Juchem, manifestou formalmente as condolências do Legislativo do Internacional pelos falecimentos do conselheiro nato Luiz Alberto Pereira da Silva, do conselheiro Alfredo Reinick Somorovsky, dos ex-conselheiros Ênio Kaufmann, Rubens Nuhues, Thales Nilo Trein e Vera Regina Cornelius da Rocha Moraes, além de Gentil Souza dos Passos, o eterno Seu Gentil, que durante mais de 50 anos trabalhou como roupeiro alvirrubro.

Todos já haviam sido homenageados antes dos últimos jogos no Beira-Rio e tiveram seus anos de contribuição reconhecidos por meio de um minuto de aplausos no plenário.

A Mesa Diretora também saudou o recém-empossado conselheiro Claudiomir Zanini, além de registrar as primeiras participações dos suplentes André Luiz da Silva Ribas, Bruno Hofman, Débora Freire Silva, Dianifer Maria Pereira e Ederson Souza Baronccini. Na sequência, os conselheiros presentes aprovaram, de forma unânime, a ata da reunião anterior, realizada em 9 de junho de 2025.

## CEO apresenta situação financeira

O CEO do Internacional, Giovane Zanardo, conduziu, de maneira conjunta, a exposição da situação administrativa e financeira do clube, acompanhada do balancete contábil até o final de julho, e a apresentação da proposta de suplementação orçamentária para 2025. O executivo também respondeu aos questionamentos dos conselheiros José Henrique Ossig, Paulo Centin Dornelles, Charlon Fantinel, Gustavo Borsa Antonello e Lino Kieling.

"No comparativo entre realizado e orçado, estamos muito próximos na receita bruta das atividades. Tivemos um desempenho em receitas bastante significativo nestes primeiros sete meses. De modo geral, a gente vem atendendo às expectativas em todas as rubricas até julho. Por outro lado, alguns custos ficaram acima do orçado para o período. Este cenário, de receitas em linha com as expectativas e com um descasamento nos custos, fruto de algumas condições de mercado, nos remetem para a necessidade de suplementar algumas contas em função das projeções que fizemos para o restante do exercício", explicou Giovane Zanardo.

Realizada por meio do aplicativo do Conselho Deliberativo, a votação da proposta de suplementação orçamentária sucedeu a explanação do CEO.

## Assuntos gerais

Oficializada a aprovação da suplementação orçamentária, a pauta da sessão extraordinária avançou para o tópico de Assuntos Gerais, que contou com três inscrições: do conselheiro Paulo Centin Dornelles, que convocou os sócios a participarem do processo de Reforma Estatutária; do conselheiro Maicon do Carmo da Cunha, que argumentou pela união do Conselho Deliberativo em nome dos interesses do Internacional, mantendo sua postura vigilante e ativa no dia a dia colorado; e de Raphael Pereira de Abreu, conselheiro que também desempenha a função de Ouvidor-Geral do clube e que celebrou o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da área ao longo de 2025, estendendo seu agradecimento aos membros da Comissão de Ética e Disciplina.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram