O Ibope Repucom divulgou nesta quinta-feira (02) os dados dos crescimentos dos clubes nas redes sociais no mês de março. Ao todo, o Inter somou 52.234 mil novos seguidores nas plataformas do Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, contabilizando 5.578,630 seguidores na soma geral, o 11° a nível de Brasil. Dessa leva, 7.356 vieram do Facebook, 6.801 do Twitter, 30.077 do Instagram e 8.000 do Youtube.
O primeiro trimestre de 2020 acumulou cerca 4,8 milhões de novas inscrições para os clubes de futebol, resultado 15% maior que a média para o período dos últimos três anos. E, mesmo com a paralisação dos campeonatos, o mês de março registrou resultado no volume de novos inscritos superior a outros 12 levantamentos mensais nos últimos dois anos. Considerando apenas o último mês, onde acompanhamos a intensificação das medidas de segurança e consequente paralisação do calendário do futebol brasileiro, o resultado no volume de novos seguidores de março foi 3% maior que a média histórica para o mês desde 2017.
Sobre este momento ímpar na história, José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, comenta: “Há anos reforçamos a importância estratégica das mídias sociais como canal de engajamento dos clubes com seus fãs. Isso nunca foi tão importante quanto nesse momento de crise, onde se tornam muitas vezes a única fonte de informação e conteúdo sobre as equipes e atletas. Preservar a vida é mais importante do que qualquer clube ou mesmo o esporte. Por isso, neste momento crítico, as mídias sociais de todos os clubes devem desempenhar três funções estratégicas: abraçar a causa com informações relevantes sobre a situação, prover conteúdo de qualidade para alimentar a paixão (incluindo a recordação de glórias passadas) e usar as plataformas sociais para gerar valor para os patrocinadores que perderam exposição por falta de competição”.
Veja abaixo o levantamento completo: