Em entrevista ao Flow Podcast, o eterno ídolo colorado, D’Alessandro, explicou como quase foi jogador do Grêmio antes de iniciar sua trajetória no Beira-Rio, em 2008.
Segundo o ex-camisa 10, a ida para o Humaitá quase aconteceu quando ainda estava na Europa:
"Uma equipe que fez uma sondagem e não deu certo foi o Grêmio. Eu não tinha enfrentado o Inter, mas tinha enfrentado o Grêmio na Libertadores de 2001 com o River Plate. Lembro de ter enfrentado o Tinga, que foi meu parceiro depois. Mas não rolou porque estava o Pelaipe, que então era diretor, e não rolou. Depois apareceu o Inter com opção de compra. O Grêmio queria um empréstimo (...) Europa é Europa. Mas como eu tinha discutido com o treinador eu não tinha como voltar com ele no time, e ele estava lá. Quando aparece o Inter, que não iria esperar 6 meses, eu falei com o Zaragoza. O Internacional teve que negociar com o time espanhol e com o San Lorenzo. Quando eu vou para o San Lorenzo, eles compram 50% e o Inter precisou fazer um esforço com um investidor e me comprou".
Lembrando que El Cabezon foi contratado após a saída do maior ídolo colorado da década, Fernandão. No total, a compra custou 5 milhões de dólares na época.