Ao que tudo indica, o Internacional perderá seu melhor jogador para 2022. Pelo menos é o que garante o jornalista Thaigor Janke, em seu canal no Youtube, "A Dupla". De acordo com o repórter da Bandeirantes-RS, o meio-campista de 32 anos estaria "praticamente convencido" que o melhor para sua carreira no momento seria se mudar para Belo Horizonte, mais precisamente para o Atlético-MG.
O que faltaria, no entanto, é o acerto entre os clubes, o que não seria difícil, devido ao fato do ex-dirigente colorado, Rodrigo Caetano, estar atualmente no comando do Galo. Segundo Janke, a boa relação é o grande "trunfo" dos mineiros, mas resta ainda um acerto entre gaúchos e mineiros, enquanto o SCI detém 100% do jogador. Sem multa rescisória estipulada para o mercado nacional, o Alvinegro Mineiro teria que "convencer" a direção vermelha a negociar por algo que poderia girar em torno dos 5 milhões de dólares (ou 30 milhões de reais).
Em declarações à Rádio Gaúcha, o diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano negou ter iniciado negociações para contratar o volante alvirrubro. "Não começamos essa questão de ir ao mercado de forma mais forte. Não preciso dizer que admiro ele (Edenílson) dentro e fora de campo. Pela questão ética, qualquer interesse que tivermos, procuraremos o Inter. É natural que se busque informações sobre alguns jogadores, mas não tem nenhuma negociação sobre ele", disse, em entrevista.
O camisa 8 foi o grande destaque do SCI na temporada. Em 54 jogos, marcou 15 gols e distribuiu assistências. O bom desempenho o fez ser lembrado pelo técnico Tite em convocações para a Seleção Brasileira.