Há 16 anos o Internacional comemorava o aniversário de 95 anos da melhor forma possível, mais precisamente no GreNal 359, pela Taça Bento Gonçalves, que marcava também a inauguração do novo estádio do Esportivo. Com gol e grande atuação de um jovem recém saído do Celeiro de Ases, chamado Nilmar, o Colorado venceu por 2 a 1, garantindo a taça e a vaga na fase decisiva. O Tri estadual estava chegando... Relembre o jogo, em relato da MBPress, via UOL, na época:
"O Grêmio bem que tentou, mas não conseguiu estragar a festa do aniversário de 95 anos do Internacional. Com direito a prorrogação, o Colorado bateu o Tricolor por 2 a 1 e conquistou o título do Grupo 1 do Campeonato Gaúcho.
Com direito a prorrogação, o Colorado bateu o Tricolor por 2 a 1 e conquistou o título do Grupo 1 do Campeonato Gaúcho.
O estádio dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, não poderia ter recebido jogo melhor que um GreNal na sua inauguração. É bem verdade que o torcedor não viu um jogo tecnicamente sofisticado, mas é certeza que ele apreciou uma disputa de muita raça.
Com boas jogadas de Christian e Luciano Ratinho, o Grêmio dominou boa parte do primeiro tempo, no qual marcou um gol com o meia Ratinho aos 19min. O Inter, por sua vez, se encontrou em campo após os 30min. O empate colorado saiu aos 31min, com Edinho.
Na segunda etapa, a situação foi inversa. O Internacional começou bem melhor e pressionou os gremistas bem mais. O gol, porém, não saia. Com forte marcação, a equipe de Adílson Batista não deu sossego aos atacantes do Colorado.
Na prorrogação, brilhou a estrela do jovem Nilmar. Foi ele quem garantiu a vitória e o título do Grupo 1 ao Internacional. As duas equipe, agora, jogam a fase final do campeonato estadual com mais duas equipes do Grupo 2 em junho."
RELEMBRE
FICHA técnica
GRÊMIO Tavarelli; Marcelo Magalhães, Claudiomiro e Tiago Prado; Michel, Cocito, Leanderson, Luciano Ratinho (Rico) e Guilherme (Anderson); Fábio Pinto (Marcelinho) e Christian
Técnico: Adílson Batista
INTERNACIONAL Clemer; Bolívar, Edinho, Alexandre Lopes e Chiquinho; Marabá, Wellington, Cleiton Xavier (Fernando Miguel) e Élder Granja (Diego); Oséas (Rafael Sobis) e Nilmar
Técnico: Lori Sandri
Local: estádio dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Árbitro: Leonardo Gaciba
Cartões amarelos: Marabá (I), Tiago Prado (G), Edinho (I), Rafael (I)
Cartão vermelho: Claudiomiro (G)
Gols: Luciano Ratinho, aos 19min, e Edinho, aos 31min, do primeiro tempo; Nilmar, aos 8min, do segundo tempo da prorrogação.