O ex-jogador do Inter, Abel Hernández quer deixar o Peñarol, e pode retornar ao futebol brasileiro. Em contato com a reportagem do ESPN.com.br na quinta-feira (20), o empresário do jogador, Pablo Bentancur, afirmou que briga com o Penarol pela liberação do atleta. Sua vinda teria ligação direta com a provável venda de Pedro Raul, no Vasco da Gama.
De acordo com o agente, o presidente teria dado a "palavra de honra" de que liberaria Abel caso uma nova proposta pelo atacante chegasse ao "Manya". Há dois meses, o uruguaio teve uma proposta da China, mas não foi liberado.
"Estamos brigando com o Peñarol porque o seu presidente, Ignacio Ruglio, deu ao jogador a palavra de honra que o liberaria (do clube) depois de não aceitar uma oferta da China, há dois meses", disse o agente, à reportagem.
Bentancur ainda foi além e afirmou que, se caso o Peñarol não libere o atacante, tentará a sua saída por justa causa do clube de Montevidéu.
"O jogador pediu para sair. Sim, ele quer sair do Peñarol. (O Peñarol) tem que aceitar, rompemos o contrato por justa causa", complementou.
Segundo ainda apurou o ESPN.com.br, a oferta do Vasco pelo atacante já está nas mãos do clube uruguaio, que ainda não a aceitou. Abel Hernández tem vínculo com o Peñarol até 31 de dezembro deste ano, sem cláusula de rescisão.
A proposta do clube carioca é nos seguintes moldes: contrato até 31 de dezembro de 2023, com cláusula de renovação automática se o atleta jogar ao menos 50% das partidas oficiais do Cruz-maltino durante seu tempo de vínculo.
Revelado pelo pequeno Central Español, o atacante passou por Palermo, da Itália, Hull City, onde disputou a Premier League, CSKA Moscou, da Rússia, Al Ahli, do Qatar, e Atlético San Luis, do México.
Abel também passou pelo futebol brasileiro, onde atuou por Internacional, entre 2020 e 2021, e pelo Fluminense, em 2021. No Colorado, trabalhou com dois profissionais que fazem parte da diretoria do Vasco: Paulo Bracks, diretor executivo, e Abel Braga, diretor técnico.
Desde que voltou ao Peñarol, o atacante disputou 19 jogos e anotou 9 gols. Pela seleção uruguaia, Abel conquistou a Copa América de 2011.