A Seleção Brasileira Sub-20 assistiu na tarde deste domingo (16) a um vídeo enviado por Alisson, que transmitiu sua experiência acumulada na Amarelinha e desejou força aos jogadores antes da conquista do Sul-Americano da categoria, em Puerto La Cruz, na Venezuela. O goleiro do Liverpool, da Inglaterra, destacou que apenas vestir a Amarelinha já é uma motivação por si só e carrega uma responsabilidade grande.
"Não tem inspiração maior do que vocês olharem para o escudo que estão vestindo. Vocês são privilegiados de estar no lugar que estão, disputando a competição que estão disputando e vestindo a camisa que estão vestindo, que é para poucos. Tenho certeza de que muitos amigos e companheiros de vocês queriam estar no lugar que estão ocupando."
"Vocês estão representando uma nação de mais de duzentos milhões de brasileiros. E eu queria trazer para vocês o senso de responsabilidade que vocês têm quando vestem essa camisa. Não é um peso diferente do que eu tenho ou que qualquer outro jogador que veste a camisa da Seleção Principal tem."
Horas depois, a equipe comandada pelo treinador Ramon Menezes venceu o Chile por 3 a 0, com gols de Deivid Washington, Pedrinho e Ricardo, e levantou a taça da competição pela 13ª vez. A Argentina, que brigava pelo título, foi derrotada pelo Paraguai por 3 a 2.
O gaúcho de Novo Hamburgo (RS) gravou o vídeo em uma sala em sua casa na Inglaterra, onde atua pelo Liverpool. Na parede do cômodo, está uma foto com atletas e membros da comissão técnica campeões da Copa América de 2019, no Brasil. A imagem foi usada pelo goleiro para ressaltar a importância da união entre o grupo.
"Uma das características mais importantes de uma equipe é a união, que é algo que não é simplesmente uma boa harmonia ou um bom ambiente de trabalho. Tenho certeza que vocês disfrutam disso. Mas a união que falo é um correr pelo outro dentro de campo, de todo mundo estar disposto a pagar o preço, não para sua realização pessoal, mas por quem está do lado de vocês."
Pelo Liverpool, Alisson é campeão de Champions League, Copa do Mundo de Clubes, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga. Ganhou também quatro Campeonatos Gaúchos com o Internacional. Ao longo de sua carreira, ele afirma que aprendeu que todos os atletas têm a mesma relevância.
"Cada um de vocês tem a mesma importância dentro da equipe para o objetivo final. O objetivo de vocês é serem campeões, e ninguém vai alcançar isso sozinho. Vocês precisam e dependem do outro. Em todas as vezes que ganhei um troféu, a equipe era marcada pela união. O número 1 tinha a mesma importância que o número 23, o número 10 tinha a mesma importância do número 20."
Revelado pelo Colorado e com passagem pela Roma, da Itália, Alisson foi campeão Sul-Americano Sub-17 em 2009, acumula mais de 70 jogos pela Seleção Principal e é um dos melhores de sua posição no futebol mundial. Mesmo com tamanha bagagem, o goleiro de 32 anos conta que ainda sente um "frio na barriga" quando está na Amarelinha e reforçou que estava na torcida pelo título desta edição do Sul-Americano Sub-20.
"Falei sobre pressão, mas é bom demais vestir a camisa da Seleção Brasileira. É um orgulho, é um frio na barriga a cada jogo e convocação. Lembro que eu estava no Sul-Americano Sub-17 como se fosse ano passado. Mostrem que realmente são dignos de vestir essa camiseta, não só pela qualidade, mas principalmente pela determinação, garra e pelo quanto estão dispostos a se sacrificar pelo bem maior de todo mundo."
"Espero que vocês saiam campeões daí, essa é a minha torcida, para que vocês desfrutem e possam trazer essa conquista paro Brasil. Que vocês sejam muito bem sucedidos. Um grande abraço a todos vocês e espero que o melhor aconteça."
Roberto Firmino e Alisson com a taça da Copa América de 2019
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Integração entre as categorias da Amarelinha
Durante o torneio, o departamento de Seleções (DSE) promoveu conversas e o contato entre nomes da Seleção Principal e a Sub-20. Além de Alisson, o treinador Dorival Jr., o lateral-direito Danilo e os atacante Neymar, Vinicius Jr. e Rodrygo enviaram mensagens de apoio e incentivo aos jogadores. O objetivo do DSE é que as categorias da Amarelinha estejam cada vez mais integradas.
Outra estratégia para a integração foi a presença do gerente de Seleções Masculinas, Cícero Souza, que acompanhou a delegação desde a preparação na Granja Comary no início de janeiro, e do coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, que esteve presente nas duas primeiras rodadas do hexagonal final.
Via CBF