Ex-colorado enviou vídeo para Seleção Sub-20 antes de título na Venezuela

Texto por Colaborador: Redação 17/02/2025 - 04:00

A Seleção Brasileira Sub-20 assistiu na tarde deste domingo (16) a um vídeo enviado por Alisson, que transmitiu sua experiência acumulada na Amarelinha e desejou força aos jogadores antes da conquista do Sul-Americano da categoria, em Puerto La Cruz, na Venezuela. O goleiro do Liverpool, da Inglaterra, destacou que apenas vestir a Amarelinha já é uma motivação por si só e carrega uma responsabilidade grande.

"Não tem inspiração maior do que vocês olharem para o escudo que estão vestindo. Vocês são privilegiados de estar no lugar que estão, disputando a competição que estão disputando e vestindo a camisa que estão vestindo, que é para poucos. Tenho certeza de que muitos amigos e companheiros de vocês queriam estar no lugar que estão ocupando."

"Vocês estão representando uma nação de mais de duzentos milhões de brasileiros. E eu queria trazer para vocês o senso de responsabilidade que vocês têm quando vestem essa camisa. Não é um peso diferente do que eu tenho ou que qualquer outro jogador que veste a camisa da Seleção Principal tem."

Horas depois, a equipe comandada pelo treinador Ramon Menezes venceu o Chile por 3 a 0, com gols de Deivid Washington, Pedrinho e Ricardo, e levantou a taça da competição pela 13ª vez. A Argentina, que brigava pelo título, foi derrotada pelo Paraguai por 3 a 2.

O gaúcho de Novo Hamburgo (RS) gravou o vídeo em uma sala em sua casa na Inglaterra, onde atua pelo Liverpool. Na parede do cômodo, está uma foto com atletas e membros da comissão técnica campeões da Copa América de 2019, no Brasil. A imagem foi usada pelo goleiro para ressaltar a importância da união entre o grupo.

"Uma das características mais importantes de uma equipe é a união, que é algo que não é simplesmente uma boa harmonia ou um bom ambiente de trabalho. Tenho certeza que vocês disfrutam disso. Mas a união que falo é um correr pelo outro dentro de campo, de todo mundo estar disposto a pagar o preço, não para sua realização pessoal, mas por quem está do lado de vocês."

Pelo Liverpool, Alisson é campeão de Champions League, Copa do Mundo de Clubes, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga. Ganhou também quatro Campeonatos Gaúchos com o Internacional. Ao longo de sua carreira, ele afirma que aprendeu que todos os atletas têm a mesma relevância.

"Cada um de vocês tem a mesma importância dentro da equipe para o objetivo final. O objetivo de vocês é serem campeões, e ninguém vai alcançar isso sozinho. Vocês precisam e dependem do outro. Em todas as vezes que ganhei um troféu, a equipe era marcada pela união. O número 1 tinha a mesma importância que o número 23, o número 10 tinha a mesma importância do número 20."

Revelado pelo Colorado e com passagem pela Roma, da Itália, Alisson foi campeão Sul-Americano Sub-17 em 2009, acumula mais de 70 jogos pela Seleção Principal e é um dos melhores de sua posição no futebol mundial. Mesmo com tamanha bagagem, o goleiro de 32 anos conta que ainda sente um "frio na barriga" quando está na Amarelinha e reforçou que estava na torcida pelo título desta edição do Sul-Americano Sub-20.

"Falei sobre pressão, mas é bom demais vestir a camisa da Seleção Brasileira. É um orgulho, é um frio na barriga a cada jogo e convocação. Lembro que eu estava no Sul-Americano Sub-17 como se fosse ano passado. Mostrem que realmente são dignos de vestir essa camiseta, não só pela qualidade, mas principalmente pela determinação, garra e pelo quanto estão dispostos a se sacrificar pelo bem maior de todo mundo."

"Espero que vocês saiam campeões daí, essa é a minha torcida, para que vocês desfrutem e possam trazer essa conquista paro Brasil. Que vocês sejam muito bem sucedidos. Um grande abraço a todos vocês e espero que o melhor aconteça."

Roberto Firmino e Alisson com a taça da Copa América de 2019
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Integração entre as categorias da Amarelinha
Durante o torneio, o departamento de Seleções (DSE) promoveu conversas e o contato entre nomes da Seleção Principal e a Sub-20. Além de Alisson, o treinador Dorival Jr., o lateral-direito Danilo e os atacante Neymar, Vinicius Jr. e Rodrygo enviaram mensagens de apoio e incentivo aos jogadores. O objetivo do DSE é que as categorias da Amarelinha estejam cada vez mais integradas.

Outra estratégia para a integração foi a presença do gerente de Seleções Masculinas, Cícero Souza, que acompanhou a delegação desde a preparação na Granja Comary no início de janeiro, e do coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, que esteve presente nas duas primeiras rodadas do hexagonal final.

 

Via CBF

Categorias

Ver todas categorias

Quem deve ser titular no gol do Inter?

Anthoni

Votar

Rochet

Votar

36 pessoas já votaram