Vendido em junho de 2017 para o Wolfsburg por 4 milhões de euros, o ex-lateral formado no Celeiro de Ases, William, teve uma saída conturbada. Primeiro pela decisão de não renovar contrato e depois pela negociação que culminaria com a transferência para a Alemanha. No imbróglio, ele chegou a ser afastado do elenco principal e não participou da pré-temporada, elemento que revoltou alguns torcedores, que viviam as incertezas da Série B.
Passados alguns anos e hoje com 25 anos, William foi liberado pelo clube da Bundesliga e atualmente está no Brasil tratando de uma grave contusão no joelho esquerdo, podendo conceder uma entrevista ao programa Bola nas Costas, da Rádio Atlântida, na última semana.
Guindado das categorias de base do Inter em 2015, pelo técnico Diego Aguirre, o lateral avaliou seu momento na Europa e revelou o desejo de um dia retornar ao Colorado:
"Hoje, posso dizer que estou feliz na Alemanha. Um dia eu vou voltar para o Inter. É minha casa, mas está um pouco longe. Ainda tenho algumas coisas para ganhar lá na Europa (...) Agora estou lesionado, mas estava fazendo um bom trabalho. No início da temporada, estava com muita expectativa. A gente estava muito bem na tabela do campeonato, há mais de nove partidas sem perder. Então, continuo fazendo meu trabalho. Quando voltar, vou ficar focado. Meu sonho é vestir a camisa da Seleção Brasileira e seguir o que Cafu e outros jogadores fizeram”.