Campeão da Copa do Mundo de 2002 e bi da Copa das Confederações, em 2005 e 2009, com a Seleção, Lúcio surgiu para o futebol no Inter, com título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 1998. O zagueiro também se destacou na Alemanha, onde foi multicampeão no Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, e na Itália, na Inter de Milão. Ao final da carreira, o defensor teve passagens por Palmeiras, São Paulo, Gama e Brasiliense.
Natural de Planaltina-DF, atuava pelo modesto Guará-DF quando foi descoberto pelo Colorado. Depois de uma goleada de 7 a 0 em 1997, pela Copa do Brasil, Lúcio foi contratado pelo Inter e começou sua trajetória no Beira-Rio.
Em um papo com o ídolo Edmundo na Fox Sports no último domingo (24), o pentacampeão revelou ser torcedor do Vasco da Gama: 'Sempre fui seu fã. Sua carreira também foi muito brilhante. Sou vascaíno, então, acompanhei muito da sua carreira'.
Oficialmente aposentado desde janeiro de 2020 e com 42 anos, em 2019, o zagueiro enalteceu todo seu agradecimento pelo Internacional, em entrevista a GaúchaZH: "Porto Alegre foi o início de tudo. Foi no Inter em que tive minha primeira chance no time principal. Desde 1997 que estou aqui. Constituí minha base aqui na cidade, vivi durante muito tempo, até 2001, quando fui transferido para a Alemanha. Minha filha nasceu aqui, minha esposa ama Porto Alegre, meus melhores amigos estão aqui. O time que tenho o maior carinho é o Inter, que me revelou tanto para a Seleção, quanto para o mundo. Então, é por isso que a gente criou esse vínculo. As pessoas muitas vezes até pensam que sou gaúcho, porque fui revelado pelo Inter. Sempre que possível, venho a Porto Alegre".