O Internacional enfrenta um novo e desafiador prazo na busca por reforços, já que a janela de transferências no futebol brasileiro encerra oficialmente em 7 de março. Contudo, a data limite prática é anterior, conforme regulamentado pelo Campeonato Gaúcho. Os clubes só podem inscrever novos jogadores até as vésperas da nona rodada da fase de classificação, com a data base entre 16 e 19 de fevereiro, restando apenas 32 dias.
Conforme o jornalista JEREMIAS WERNEK, em GZH, se a dupla Gre-Nal buscar contratações após 16 de fevereiro, os reforços ficarão limitados a outras competições. No caso colorado, há a disputa da Copa do Brasil, com a primeira fase prevista para 28 de fevereiro, aguardando sorteio para definição do adversário.
Vale destacar que 2024 marca a primeira temporada com a alteração nas duas janelas brasileiras, atendendo a uma antiga reivindicação dos clubes. O primeiro período de inscrições iniciou em 11 de janeiro e vai até a primeira semana de março, ao contrário dos anos anteriores, quando se estendia até abril. Agora, a janela de transferências brasileira no meio do ano abrange o período de 10 de julho a 2 de setembro, proporcionando mais tempo aos clubes para buscar reposições após o assédio do mercado externo.