Com a demissão de Gustavo Quinteros, o Grêmio já começou a se movimentar no mercado em busca de um novo técnico. O nome que ganhou força nas últimas horas foi o de Mano Menezes. O clube fez um primeiro contato com o treinador de 62 anos na manhã desta quinta-feira, e a sinalização foi considerada positiva internamente. A possibilidade de acerto aumentou após Dorival Júnior indicar que não pretende voltar à ativa neste momento.
Segundo apuração do Correio do Povo, Mano demonstrou abertura para um retorno ao Humaitá, clube que dirigiu entre 2005 e 2007, antes de seguir para o Corinthians. A conversa inicial foi bem recebida, embora não tenham sido discutidos ainda detalhes como salário ou tempo de contrato.
A diretoria gremista vê Mano com bons olhos, especialmente por seu histórico no clube e por conhecer a cultura interna. Outro nome cogitado foi o de Fernando Diniz, mas, de acordo com um representante do técnico, o Grêmio não entrou em contato até o momento.
Enquanto isso, o elenco voltou aos treinos na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho, com foco total no clássico Gre-Nal 447, que acontece neste sábado, às 21h, na Arena, pela quinta rodada do Brasileirão. A atividade foi comandada por James Freitas, auxiliar técnico que será o responsável por dirigir a equipe de forma interina.
No treino com bola, participaram apenas os atletas que não iniciaram a partida na derrota para o Mirassol por 4 a 1. Entre eles estavam o zagueiro Kannemann, o lateral Marlon e o atacante Arezo. O chileno Aravena, que ficou em Porto Alegre por conta do limite de estrangeiros, também trabalhou normalmente.
James terá apenas mais uma sessão de treino antes do clássico, na manhã de sexta-feira. Conforme GZH, o atacante Cristian Olivera estará à disposição, devnedo assumir a vaga de Pavon e formar trio ofensivo com Amuzu e Braithwaite.
No meio-campo, há incerteza quanto à formatação. Por conta das fragilidades defensivas, existe a possibilidade de que James opte por uma estrutura com quatro jogadores na faixa central. Com isso, Edenilson pode surgir como titular, com a saída de um atacante. Camilo e Dodi disputam uma vaga no setor, enquanto Cuéllar, já recuperado de um desconforto muscular, também está à disposição para iniciar o clássico.