Após as últimas partidas e os resultados abaixo do esperado do grupo Colorado, o goleiro Marcelo Lomba passou a ser um dos alvos mais criticados após a derrota no clássico Gre-Nal de quarta-feira no Gigante da Beira-Rio, pela Copa Libertadores da América. Nesta análise, a ZH Esportes trouze alguns dados do arqueiro Colorado.
Os números de Marcelo Lomba na temporada atual não são do mesmo nível do jogador que foi o melhor da posição no Campeonato Brasileiro de 2018. Passada as 11° primeiras rodadas do campeonato Brasileiro, Lomba é o goleiro com a menor média de defesas por jogo. De acordo com o SofaScore, foram 17 chutes contra o gol do Inter e sete gols sofridos. Ou seja, a cada 2,4 chutes, um tem se tornado gol.
Além disso, Lomba não tem nenhuma defesa difícil na competição. Um dos argumentos é de que o Inter permite poucas finalizações aos adversários e, por isso, o goleiro alvi-rubro não tem a possibilidade de fazer tantas defesas complicadas.
No entanto, há uma outra avaliação positiva para Marcelo Lomba e a defesa: o baixo número de gols sofridos pela Academa do Povo. A equipe alvi-rubra tem uma das melhores defesas do Brasil no ano e a melhor do Brasileiro, ao lado do Grêmio, com apenas sete gols sofridos.
OS NÚMEROS DE LOMBA
11 jogos
6 jogos sem sofrer gol
7 gols sofridos
0,9 defesas por jogo
Nenhuma defesa difícil
0/3 pênaltis defendidos