Ricardo Duarte / InternacionalO futebol brasileiro é reconhecido mundialmente por ser um verdadeiro exportador de talentos. A cada ano, craques dos times do Brasil passam a jogar em clubes de todo o mundo, principalmente na Europa. No entanto, mesmo com tantos talentos “dentro de casa”, costumeiramente os times brasileiros investem na contratação de talentos externos, vindos de outras localidades. Estes jogadores normalmente contribuem com seu jeito diferente de jogar, com sua relação diferenciada com o esporte e, é claro, com toda a sua técnica e experiências prévias adquiridas em seus países de origem.
O Internacional, clube da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é um exemplo disso. Rotineiramente, a comissão técnica e a diretoria do clube buscam jogadores em outros países, principalmente os latinos, com o objetivo de trazer reforços eficientes para suas equipes. Estas contratações podem ter as mais diversas motivações, desde a melhora nos resultados de forma pontual, até mesmo para trazer uma energia nova e externa para os times. No ano passado, o clube investiu na contratação de vários talentos, entre eles o zagueiro Uruguaio Augustín Rogel. Saiba mais sobre ele e sobre sua contratação a seguir.
Do Uruguai para Porto Alegre: a chegada do jogador
Foi no segundo semestre de 2024 que o internacional encontrou um reforço que parecia ter sido feito sob medida para o momento que o clube estava vivendo: o zagueiro uruguaio Augustín Rogel. Sua contratação foi feita logo após um período conturbado vivido pelo Internacional, principalmente em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, estado em que fica Porto Alegre, a cidade do time.
Com contrato até o primeiro semestre de 2025, Augustín trouxe esperanças de um desempenho ainda melhor para o clube e para a torcida. Seu papel na zaga, muito elogiado, foi o principal motivo para isso, além, é claro, de suas fortes características de centroavante – o que faz com que ele tenha um desempenho múltiplo em campo.
Sua história no esporte começou no Nacional, quando começou como titular na pré-temporada 2015/2016. Na época, o jogador enfrentou uma lesão que acabou o tirando do mundo do esporte por cerca de seis meses. No entanto, depois disso, suas conquistas foram muitas, incluindo sua participação na Copa Libertadores e suas passagens por clubes de diversos países, incluindo Rússia, França e Argentina. Antes do Internacional, o zagueiro jogava no Hertha, de Berlim – clube que o emprestou para o time brasileiro.
Expectativas para o anúncio do jogador
Na época em que foi anunciado como nova contratação do Internacional, o jogador já era alvo de especulações. Os fãs acompanharam cada detalhe das negociações até que ele foi finalmente anunciado formalmente em agosto. A posição de zagueiro é uma das principais deficiências do Clube Colorado e por isso a torcida aguardava ansiosamente seu anúncio. Além dele, o departamento de futebol do Internacional continuou em busca de outros reforços, principalmente para a posição de lateral-direito. Esse processo é contínuo e o clube busca rotineiramente talentos no mercado. Com os torcedores mais engajados do que nunca, rumores de transferências e desempenho dos jogadores geraram discussões relacionadas às apostas de futebol, alimentando ainda mais o interesse na próxima temporada.
Para 2025, a torcida colorada, como são conhecidos os fãs do internacional, torce atentamente para que o clube faça uma temporada repleta de conquistas. Entre as possíveis, o Campeonato Gaúcho (Gauchão) desponta como o primeiro objetivo. O Internacional não vence este campeonato desde 2016, enquanto seu principal rival, o Grêmio, venceu sete vezes consecutivas.
Toda a expectativa criada em torno do clube e depositada no ano de 2025, é reforçada também pelos momentos difíceis que o clube viveu. Para que possa migrar para um ano mais positivo, tanto em resultados, quanto em finanças, o clube gaúcho vai precisar de uma gestão consciente, muito trabalho duro e, é claro, muita técnica dos jogadores em campo. E, ao que parece, todos estão engajados nesta missão.
Conclusão
A chegada de um novo jogador em um clube é sempre rodeada de expectativas e especulações. Quando este clube é um dos principais do seu estado e um dos mais conhecidos do futebol nacional, isso é ainda mais marcante. O Internacional, com suas contratações e movimentos, ajuda a manter vivo o espírito do futebol, a adoração ao esporte e, é claro, a esperança por resultados melhores. Sua torcida, atenta, certamente seguirá acompanhando cada passo e cada contratação do clube e, é claro, lotando, sempre que possível, o seu estádio, conhecido como gigante da Beira-Rio.
19/12
04:30
Veja os detalhes da compra definitiva de Johan Carbonero junto ao Racing
19/12
03:52
O que esperar de Paulo Pezzolano: análise detalhada revela o estilo e os métodos do novo técnico do Inter
19/12
03:46
Inter adota cautela na busca por diretor executivo e estuda soluções internas para 2026
19/12
02:00
CEO do Grêmio detona clubes da Libra e acusa Flamengo de querer transformar Brasileirão em Bundesliga
18/12
18:29
Abelão assume como diretor técnico, define papel de "para-raios" de Pezzolano e quer Inter 'pensando grande'
18/12
18:00
Inter e Cruzeiro sondaram volante Pablo Maia e disputa promete ser acirrada
18/12
13:47
Imprensa revela bastidores do acerto do Inter com Paulo Pezzolano
18/12
13:30
Inter avança por Carbonero e tenta virar chave no mercado argentino
18/12
13:00
Enzo, filho de Fernandão, diz desconhecer possível volta ao Inter em 2026
18/12
11:30
Alan Rodríguez expõe desgaste emocional e pressão interna no Inter
18/12
10:23
Inter anuncia Paulo Pezzolano como novo técnico para a temporada 2026
18/12
03:45
Inter desmente venda de Mathias enquanto surgem relatos de ofertas maiores que a do Al-Ahli
18/12
02:30
Calendário do Inter em 2026: confira todas as datas de Gauchão, Brasileirão e Copa do Brasil
18/12
01:50
Inter corre atrás de executivo de futebol e Fabinho Soldado lidera lista de alvos
18/12
01:00
Magrão revela que Borré se ofereceu para reduzir salário e ajudar Inter na crise
18/12
00:05
Brasileirão terá parada em junho para Copa do Mundo de 2026
17/12
19:01
Inter fecha venda de Ricardo Mathias para clube saudita por US$ 10 milhões
17/12
13:31
Inter aguarda novo treinador, mas mantém plano de compra definitiva de Carbonero