Após quatro rodadas sem nenhum representante no renomado prêmio Bola de Prata, da ESPN, o zagueiro Vitão foi o primeiro nome do time colorado graças a excelente atuação no empate em 1 a 1 contra o Juventude, no domingo.
A nível geral, autor de um gol e uma assistência, o atacante Léo Baptistão foi um dos destaques do Santos na goleada sobre o Cuiabá por 4 x 1 e fechou a 5ª rodada como o maior pontuador do prêmio, enquanto o melhor treinador foi Vágner Mancini, do América-MG, que venceu o campeão Atlético-MG e ainda quebrou uma invencibilidade de 38 jogos do Galo como mandante – não perdia desde a 1ª rodada do Brasileirão de 2021.
A seleção do Bola de Prata da 5ª rodada ficou assim: Gatito Fernández (Botafogo), Kevin (Avaí), Iago Maidana (América-MG), Vitão (Internacional) e Abner Vinícius (Athletico-PR); Rodrigo Fernández (Santos), Du Queiroz (Corinthians), Élvis (Goiás) e Renato Augusto (Corinthians); Angulo (Santos) e Léo Baptistão (Santos). Técnico: Vágner Mancini (América-MG).
SELEÇÃO DO TORNEIO
Após cinco rodadas, o técnico Vítor Pereira, do líder Corinthians, assumiu como o melhor treinador do Brasileirão até aqui. Do time paulista, estão também na seleção o lateral esquerdo Lucas Piton e o goleiro Cássio, que não leva gol há 3 jogos no Brasileirão e agora é o novo Bola de Ouro da competição.
Entre as novidades da seleção geral após a 5ª rodada estão o lateral direito Raúl Cáceres, que marcou o gol da vitória do América Mineiro sobre o Galo; o volante Raniele, destaque do surpreendente Avaí; o meia Élvis, que fez o gol da vitória no clássico goiano; o atacante Luciano, autor do gol do São Paulo no empate contra o Fortaleza; e o também atacante Igor Paixão, que voltou a marcar pelo Coxa.
A seleção do Bola de Prata após a 5ª rodada ficou assim: Cássio (Corinthians), Raúl Cáceres (América-MG), Iago Maidana (América-MG), Maicon (Santos) e Lucas Piton (Corinthians); Raniele (Avaí), Andrey (Coritiba), Raphael Veiga (Palmeiras) e Élvis (Goiás); Luciano (São Paulo) e Igor Paixão (Coritiba). Técnico: Vítor Pereira (Corinthians)
Melhores de cada rodada no prêmio Bola de Prata ESPN 2022:
1ª rodada: Calleri (São Paulo), 7,41
2ª rodada: Róger Guedes (Corinthians), 7,34
3ª rodada: Vinícius Zanocelo (Santos), 7,19
4ª rodada: Léo Gamalho (Coritiba), 6,95
5ª rodada: Léo Baptistão (Santos), 7,16