Ao que tudo indica o meio-campista Igor Gomes, do São Paulo, está acertado com o SCI e será o primeiro reforço para 2023. Conforme GZH na última quarta-feira (30), está tudo certo para sua transferência. Até a confirmação do acordo, no entanto, os gaúchos ainda buscam encontrar uma forma de conseguir sua liberação já na pré-temporada... mas o que podemos esperar com sua vinda?
Cria do América-SP, Igor Gomes chegou ao São Paulo em março de 2014 após ser um dos destaques do Campeonato Paulista Sub-15. Ele é da geração que revelou o lateral-direito Emerson Royal, do Tottenham, da Inglaterra. Com 23 anos, teve a sua formação nas categorias de base do Tricolor Paulista e na última temporada disputou 61 jogos com um gol marcado e sete assistências.
A temporada de Igor Gomes:
Jogos: 61
Titular: 46
Reserva utilizado: 15
Gols marcados: 1
Assistências: 7
Minutos em campo: 3963
Visando justamente avaliar essa chegada, confira uma rápida avaliação de nossa equipe sobre esse negócio:
ARIEL
"Acho a contratação do Igor Gomes interessante, que pode somar ao elenco Colorado.
É um atleta jovem, de 23 anos, que vem de graça (fim de contrato com o SP) e ainda pode crescer muito até o ápice de maturidade de um jogador, que seria entre os 28 anos (principalmente na questão física, maturidade/ rodagem e técnica).
Olhando pelo time do São Paulo sempre gostei da boa técnica dele, apesar de não ser um jogador muito competitivo sem a bola.
Acredito que ele pode contribuir e ser uma opção quando Alan Patrick e Mauricio estiverem ausentes, jogando mais ou menos na função de ambos.
O Igor Gomes é um jogador com bons requisitos técnicos, mas que ainda não atingiu o ápice de desenvolvimento esperado.
Se a comissão técnica do Mano conseguir aprimorar a questão tática, e conseguir otimizar o potencial dele jogando próximo da grande área, aproveitando e desenvolvendo bem as qualidades ofensivas de bom passe, drible e finalização que ele possui, ele pode dar esse salto de qualidade e deixar de ser uma promessa, para ser uma peça importante do elenco Colorado em 2023".
ALAN
"Classificaria essa contratação como uma boa "aposta" da direção, chegando inicialmente para compor o grupo.
Se a ideia é tê-lo como uma opção para o setor ocupado por Carlos de Pena, penso que acertamos em cheio, tendo em vista que o uruguaio se mostrou fundamental no sucesso observado em 2022 mas não havia reposição à altura ou com características semelhantes quando ele estava fora.
Nesse sentido, Igor Gomes pode ajudar bastante, ainda que não mude necessariamente o status do plantel. Jovem, apresentou números medianos e oscilações em 2022. Ainda assim, é preciso contextualizar que vem de um clube que tem se caracterizado pela desorganização - dentro e fora do campo - ao passo que, no Beira-Rio, poderá evoluir sob a tutela do organizado e bem postado SCI de Mano. Ainda assim, precisa melhorar substancialmente na parte defensiva e na ocupação dos espaços, mas compensará nas transições ofensivas e maior movimentação, com passes que podem quebrar as linhas e adiantar o serviço de nossos bons alas.
Para finalizar, pondero sobre um detalhe importante que deverá se repetir. Igor recebeu de enorme pressão no Morumbi - ele acabou muito perseguido e falhou em inúmeras decisões - em uma panorama muito parecido ao que presenciará na capital gaúcha, com parte da torcida preferindo caçar culpados do que criar um clima favorável nos jogos. No Tricolor Paulista, chegou a chorar quando foi vaiado no clássico contra o Corinthians. Se esse argumento valesse para os jogadores que vem de fora - como a gestão costuma fazer ao criticar abertamente nomes como Edenilson, Dourado, etc - ele não teria o perfil almejado, pelo menos nesse quesito. "