Com movimentação intensa neste fim de temporada com série de contratações, rescisões e renovações de contrato, a CBF vai abrir plantão para registrar reforços de clubes durante o recesso. A entidade nacional do futebol paralisa atividades entre esta segunda-feira (20) e dia 2 de janeiro (domingo), mas vai funcionar em regime excepcional.
Os clubes brasileiros vão ter duas pequenas janelas para registro de novos atletas - assim como treinadores - entre 20 e 23 de dezembro e depois de 27 a 30 de dezembro. Sempre na parte da tarde, de 14h às 17h. No período, o Boletim Informativo Diário vai ser alimentado pela CBF.
A CBF ainda informou que vai acompanhar a movimentação em outros dias, caso haja demanda especial. O plantão da CBF foi noticiado pelo site "Bahia Notícias", via GE. A mudança atende a clubes que vão poder inscrever atletas antes de 19 de janeiro, nova janela interna criada pela CBF.
Nesta temporada de 2022 a CBF vai inaugurar modelo com janelas de transferências pré-determinada no futebol interno. Ou seja, vai haver período de registros de novos atletas também para registro de transferências entre clubes brasileiros. O que antes se limitavam às transferências internacionais, sob as mesmas regras e exceções.
Em 2022, as janelas de transferências serão as seguintes:
Primeiro semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril;
Segundo semestre: de 18 de julho a 15 de agosto.
Inicialmente, a regra se aplica apenas aos clubes das Séries A e B do futebol masculino, seja para saída ou chegada de jogadores. A previsão é de que ela seja estendida aos demais a partir de 2023.
Já o Inter, aguarda a confirmação do novo técnico - provavelmente nesta semana - para definir e começar a confirmar os novos reforços, que devem ser entre 6 a 10 jogadores para 2022.