A CBF alterou em 2021 o comando de arbitragem, tirando Leonardo Gaciba para a entrada de Alício Pena Júnior nos momentos finais do Brasileirão 2021 devido à forte forte pressão quanto às decisões de campo e do VAR. Mas o atual diretor pode ser substituído em 2022, conforme detalha o UOL Esporte.
De acordo com o portal, a entidade ainda deseja uma reestruturação mais profunda no quadro de árbitros para 2022 e vem procurando nomes para participar de tais mudanças. Uma nova alteração no comando do departamento também não está descartada segundo a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol.
O pensamento da agremiação seria de fazer a mudança ainda em janeiro mas este ainda consta nos documentos da CBF como ‘presidente interino’ da comissão de arbitragem. Antes mesmo da eleição que definirá quem será o presidente, Ednaldo Rodrigues, mandatário em exercício, quer anunciar os novos nomes que irão comandar o quadro de árbitros no começo de 2022, independentemente de qual candidato sair vitorioso no pleito que indicará quem assumirá o restante do mandato deixado por Rogério Caboclo, suspenso do cargo por assédio à funcionárias da confederação.
Por enquanto, não há indicações de nomes que sejam os favoritos da CBF para o comando da arbitragem, mas há dois nome que tem dividido opiniões: Giuliano Bozzano, ex-árbitro e hoje na Escola Nacional de Arbitragem e um nome que não tenha trabalhado diretamente em campo, como alguém ligado à administração ou gestão.
Enquanto o quadro de árbitros espera pela definição de quem os comandará em 2022, os principais juízes do país farão ainda em janeiro os testes da Conmebol para poder apitar jogos das competições sul-americanas, além de treinamento de VAR desta entidade e da Fifa para a Copa do Mundo Feminina.