O BLOG DO GILMAR FERREIRA, do Globo, trouxe a informação na quinta-feira que após inúmeras polêmicas e reclamações, enfim, a CBF irá estudar alterar o atual sistema das linhas do VAR em lances ajustados de impedimentos, como ocorrido no gol de Maurício, contra o Fluminense, na última rodada.
Conforme o repórter, a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu, ao menos, estudar medidas para evitar que as linhas virtuais utilizadas pelo VAR sigam a interferir na essência da regra onze do futebol.
O rigor nos impedimentos milimétricos detectados pela tecnologia nos chamados "casos ajustados" deturpa o conceito criado para impedir que um time obtenha vantagem no posicionamento de seus jogadores em ações de ataque.
Um exemplo a ser estudado é o que já é feito há um ano que a Premier League, que sem se voltar contra as determinações da International Board (Ifab), engrossaram as linhas de impedimento.
Assim, quando a linha do atacante se sobrepor a do defensor, o conceito de "mesma linha" torna o lance legal, permitindo a sequência da jogada.
Todavia, é importante esclarecer que, infelizmente, qualquer medida pensada e aprovada agora só será posta em prática em 2023.