Texto por Colaborador: Redação 16/11/2024 - 01:22

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está determinada a consolidar o modelo de calendário adotado para 2025 como padrão para os próximos anos. A principal característica é a interrupção do Brasileirão no meio do ano, motivada por competições internacionais de seleções e clubes. Nos próximos ciclos, o calendário será impactado por eventos como:

2025: Mundial de Clubes
2026: Copa do Mundo
2027: Copa do Mundo Feminina (no Brasil)
2028: Copa América
2029: Mundial de Clubes
2030: Copa do Mundo

Em 2025, o Campeonato Brasileiro começará em 29 de março e será encerrado em 21 de dezembro. Os estaduais, por sua vez, ocuparão o período de 12 de janeiro a 26 de março, com duração reduzida. A introdução de um recesso no meio do ano e uma pausa de 14 dias para intertemporada, possibilitando excursões internacionais, são novidades destacadas pela CBF.

A necessidade de paralisar a Série A é reforçada por eventos como o Mundial de Clubes, que contará com quatro equipes brasileiras, e a Copa do Mundo, já tradicionalmente causadora de interrupções nos campeonatos nacionais. No caso da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada pelo Brasil, a CBF se comprometeu com a FIFA a garantir exclusividade ao torneio, liberando estádios e evitando qualquer competição simultânea.

O retorno da Copa América em 2028 também será um desafio, já que o torneio gerou conflitos com o Brasileirão em 2024, afetando nove rodadas. A previsão é de que esse modelo de pausas se mantenha até 2030, acompanhando o calendário internacional.

No âmbito político, o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, cujo mandato vai até 2026, pode se candidatar à reeleição para um período adicional até 2030. Isso contribuiria para a continuidade da estratégia de organização do calendário, reforçando a estabilidade nas próximas temporadas.

 

Via UOL

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

158 pessoas já votaram