A CBF está planejando auxiliar as autoridades de saúde nos estudos do coronavirus, para isso, pretende realizar testes em jogadores de 180 clubes do país. Os dados serão enviados ao Ministério da Saúde. Ao todo serão examinados os jogadores das séries A B, C e D no Masculino, é as jogadoras das séries A1 e A2 do feminino.
A CBF tem 2 objetivos com a realização dessa medida, um deles, identificar no teste de anticorpos IgG e IgM – siglas para classificar nível de infecção ou imunização no paciente, a condição de cada atleta. O outro objetivo fazer um estudo de prevalência setorial, o que quer dizer, formar base epidemiológica de um pequeno grupo determinado de acordo com o perfil de cada atleta.
O protocolo nomeia 17 laboratórios no país credenciados pela Anvisa para vender os Kits. Os médicos de cada clube devem enviar formulários contendo as informações possíveis sobre os jogadores, com dados pessoais completos, além de descrição de sintomas, tipo de teste realizado, o resultado do teste e a evolução do paciente.
Quanto ao reinicio das competições ainda não existe uma data, segundo algumas informações de bastidores, alguns presidentes de federações estaduais trabalham com a possibilidade de uma volta para junho como mês limite.
Fonte Rádio Tupi