Reprodução / GEO debate sobre falhas da arbitragem no Brasileirão não apenas se repete rodada após rodada, como vem ganhando força nas últimas semanas. Samir Xaud, presidente da CBF, reconheceu a inquietação diante de alguns equívocos registrados na competição, porém garantiu que a entidade está enfrentando a situação e retomou os investimentos na capacitação dos juízes.
A confederação montou um grupo de trabalho dedicado ao assunto, que terá como coordenador Raimundo Góes Netto, mandatário da federação amapaense, e contará ainda com a participação de Rodrigo Cintra, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem.
"A gente fica apreensivo com alguns erros, mas, como eu falei, nós estamos trabalhando. Estamos dando apoio à arbitragem. Acho que o momento dessa criação do grupo de trabalho é justamente para isso. Trazer as federações. O que nós queremos é melhorar o nosso futebol, melhorar o nosso produto. E com essa criação desses grupos de trabalho a gente torna o processo mais democrático e coloca os clubes também nessas discussões. E acho que é o que necessitamos fazer. Se unir para melhorar o futebol como um todo", declarou Xaud.
Questionado sobre eventual implementação do impedimento semiautomático nas decisões da Copa do Brasil, o dirigente apenas confirmou a utilização da tecnologia a partir de 2026. Xaud também citou a profissionalização dos árbitros como uma das pautas discutidas visando aprimoramento de longo prazo.
"É uma discussão que segue em pauta, sim. É uma coisa mais profunda. Nós estamos tendo essas discussões e esse grupo também vai tratar sobre isso. É uma coisa mais delicada, que requer um certo tempo, um certo estudo. Mas está em pauta também", assegurou o presidente da CBF.
"Desde o primeiro mês de gestão já estamos trabalhando. Arbitragem que, por muitos anos, ficou desvendada. Desvalorizada, cessaram os investimentos e nós retomamos assim que assumimos. Então, com a educação continuada, treinamento com a arbitragem, trazendo a tecnologia. Isso falei desde o início. Então impedimento semiautomático vem para o ano que vem. E nós estamos buscando sempre fazer o melhor e que nós tenhamos a melhor arbitragem. E para isso não é uma coisa de imediato, que muda de uma hora pra outra. É um trabalho que nós já começamos a fazer desde o início e estamos implementando cada vez mais", acrescentou.
A previsão é que temas como profissionalização da arbitragem, formação e capacitação dos juízes, gestão e implementação de tecnologia sejam debatidos no grupo de trabalho estabelecido pela confederação. Um documento com conclusões será divulgado 60 dias após o início das atividades.
Xaud também abordou as melhorias planejadas para o futebol nacional, incluindo o projeto de fair play financeiro que será apresentado em 26 de novembro, e afirmou acreditar na presença brasileira na final da Copa do Mundo de 2026.
14/12
17:01
Abel Braga chamou Tite para o Inter, mas dificuldades são grandes, revela jornalista
14/12
16:22
Borré manda mensagem enquanto é revelado que colombiano estava disposto a reduzir salário para permanecer mesmo em caso de rebaixamento
14/12
16:00
Mercado perto de renovar com o Inter apesar da idade avançada: duas saídas prováveis
14/12
13:34
Contatos frequentes entre Tite e Abel animam dirigentes do Inter para 2026
14/12
06:30
Barcellos se reúne com lideranças políticas do Inter para discutir situação do clube
14/12
06:15
Inter é o clube mais valioso da Região Sul do Brasil em 2025
14/12
06:09
Joia do Inter brilha em vitória da Seleção Brasileira Sub-17
14/12
06:03
Fernando deve anunciar aposentadoria do futebol profissional
14/12
05:59
Inter mantém gastos elevados com futebol apesar de crise financeira
14/12
05:53
Inter aplica goleada de 4 a 1 no Corinthians e avança à semifinal da Copinha feminina
13/12
18:46
Abel Braga quer trazer filho de Fernandão ao Inter para reforçar meio-campo em 2026
13/12
16:05
Lideranças políticas do Inter discutem cenário do clube em encontro no Beira-Rio
13/12
15:56
Abel Braga revela detalhes da busca do Inter por um novo treinador
13/12
15:30
Orçamento do Inter para 2026 expõe pressão financeira e mantém alerta ligado
13/12
15:00
Inter projeta impacto financeiro em 2026 após ficar fora das competições sul-americanas
13/12
07:12
Inter enfrenta decisões urgentes sobre seis jogadores com contratos encerrando em dezembro
13/12
06:13
Movimento pela destituição do Conselho de Gestão do Inter ganha força com coleta de assinaturas
13/12
05:40
Clubes brasileiros propõem redução no número de rebaixados da Série A