A CBF já tem o esboço do calendário do futebol nacional para 2022 e o divulgará nas próximas semanas. Segundo publicação do UOL, o Brasileirão, inclusive, poderá terminar um dia antes da data estipulada pela Fifa com o intuito de liberar os jogadores para a Copa do Mundo no Qatar, em meados de novembro (e a oito dias do início do Mundial).
O ano será atípico, pois o Mundial - visando amenizar o calor do Oriente Médio - ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, em vez do já costumeiro período entre junho e julho. Se na Europa os torneios serão paralisados no meio da temporada, os países, como o Brasil, com calendário de janeiro a dezembro, encerrarão suas competições antes do Mundial.
Com o calendário apertado, o esboço aponta para o fim do Brasileirão em 13 de novembro, um domingo, um dia antes da data limite imposta pela Fifa para que todas as competições no mundo parem e que os jogadores sejam liberados para as seleções que disputarão a Copa. Há até outras possibilidades, como o fim uma semana antes, no dia 6, ou no meio da semana, no dia 9. O começo tende a ser em meados de abril e pode coincidir com algumas finais de estaduais.
A CBF aguardava o calendário da Conmebol ser anunciado, o que houve na segunda-feira, para finalizar o seu. Assim, poderá encaixar as datas em aberto sem coincidir com a Libertadores e a Sul-Americana.
Em virtude do calendário ser mais apertado que o habitual, há quem defenda na CBF a Copa do Brasil de 2022 ter uma final única, como forma de liberar mais uma data.