A edição 2021 do Brasileirão tem sido marcada por vários erros de arbitragem que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reconhece.
Os equívocos têm ocorrido, sobretudo, na reta final, momento mais decisivo da competição, mas tem sido manchado há muito tempo. E com o objetivo de diminuir as polêmicas, a CBF tomou uma medida inédita. A entidade resolveu concentrar cerca de 70 árbitros na Granja Comary. A concentração iniciou na última sexta-feira (19) e vai até o dia 4 de dezembro.
Esta é a primeira vez que Comissão de Arbitragem realiza uma concentração da elite brasileira na Granja Comary, com o intuito de mantê-los reunidos para a reta final das competições nacionais. Os dias são divididos em atividades físicas pela manhã e estudos teóricos à tarde, com revisão de lances do Brasileirão e análise em grupo das decisões.
Os colaboradores da arbitragem vivem uma rotina semelhante a de jogadores de futebol. Ou seja, ficam concentrados e só deixam a Granja Comary para apitar, mas depois voltam para a concentração.
“É a primeira vez que concentramos os árbitros para este tiro curto para o final das competições. A gente entende que vamos conseguir diminuir o ambiente de pressão em cima dos árbitros (...) Nós vamos manter isso até o final para aprimorar os conceitos técnicos, trabalhar a parte física, sempre com um debate entre todos para procurarmos tomar sempre a melhor decisão no campo de jogo”, explicou Alício Pena Júnior, chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, via Torcedores.com.
O árbitro-assistente Cipriano Souza, do Tocantins, aprovou a medida. “Têm sido dias muito importantes para alinharmos conceitos. Acredito que isso seja de suma importância para arbitragem brasileira”, opina.
“É um processo novo, mas creio que venha agregar bastante para nós árbitros, nos dar segurança. Acredito que vá surtir bastante efeito para o nosso futebol”, finaliza Souza.
O presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, também falou sobre a novidade. “A CBF e a Comissão de Arbitragem têm feito todos os esforços para dar as melhores condições de trabalho para a arbitragem brasileira”, declara.
“Ter os árbitros concentrados, distantes de polêmicas, compartilhando informações e podendo focar apenas no trabalho e na própria evolução será fundamental para que aumentemos ainda mais o nível de acertos nesta reta final de temporada”, conclui Rodrigues.
Fonte:CBF