As Gurias Coloradas voltaram a vencer as gurias Jaconeras pelo jogo de volta da semifinal do Gauchão Feminino Ipiranga. Em partida disputada na manhã deste domingo (12), o Inter goleou o Juventude por 5 a 2, no SESC Protásio Alves, em Porto Alegre. Thalita e Katry marcaram para as Esmeraldas. Isa Haas, Letícia Monteiro, Priscila, Bruna Benites e Capelinha garantiram a classificação Colorada.
Às 15h, o Inter fica de olho no confronto entre Grêmio e Brasil-Far para conhecer sua adversária na decisão. Para as Gurias Coloradas terem a vantagem do mando de campo no jogo de volta da final, as Gurias Gremistas tem que avançar com um empate. A vantagem também será colorada se as Gurias das Castanheiras classificarem à final.
O Jogo:
Com o gramado pesado por conta da chuva, as equipes encontraram dificuldades em trocar passes rasteiros, mas se adaptaram rápido ao estilo de jogo necessário. Aos quatro minutos, a primeira chegada de perigo das Gurias Jaconeras foi letal. Thalita recebeu lançamento pelo alto e ganhou de Bruna Benites na velocidade. A artilheira do Juventude invadiu a área e chutou cruzado para abrir o placar: 1 a 0. A resposta das Gurias Coloradas veio na sequência em duas oportunidades em cobrança de escanteio. A primeira foi aos nove, Isa Haas cabeceou e Claudia fez grande defesa. A segunda chance também foi em tiro de canto. Aos 10, Isa Haas não desperdiçou. Em cruzamento no primeiro poste, a camisa 23 testou para o fundo da rede: 1 a 1. As equipes tentavam na bola aérea. Aos 13, Karol cobrou falta para defesa de Mayara. Depois dos gols no começo de jogo, a partida seguiu de maneira equilibrada e com poucas oportunidades de gols, cenário que mudou após os 30 minutos. Aos 34, Priscila fez boa jogada pela esquerda e tocou para Soll, que foi até a linha de fundo e cruzou para Letícia Monteiro virar o jogo: 2 a 1. O terceiro gol das Gurias Coloradas não demorou a sair. A defesa Jaconera não cortou o lançamento e a bola sobrou para Priscila, que fez jogada individual, e chutou no canto para marcar: 3 a 1. Ainda na primeira etapa, a capitã colorada, Bruna Benites, subiu mais alto e cabeceou para o fundo do gol: 4 a 1.
No retorno à etapa final, as Jaconeras começaram atacando em busca de gols. Aos cinco, Karol cobrou falta por cima do gol. Aos 10, depois do bate rebate dentro da área, Katry chutou e descontou para o Juventude: 4 a 2. Cadenciando a posse de bola, o Inter chegou ao ataque aos 13. Em trama pelo lado direito, Carla Nunes foi derrubada na área e o pênalti foi marcado. Capelinha cobrou e ampliou a vantagem. As coloradas seguiam melhor em campo, Carla Nunes cabeceou e Claudia fez difícil defesa. No contra-ataque, o Juventude teve falta na entrada da área, Aninha cobrou no canto e Mayara caiu para fazer a defesa. Com a classificação garantida, as Gurias Coloradas aguardam a definição de sua adversária na final. O último título da competição foi conquistado em 2021.
Via FGF - Angelo Pieretti