A nova diretoria Colorada terá que resolver a questão um calendário que não dá margem para férias ou um período de preparação de pré-temporada. A última rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para 24 de fevereiro. E o Campeonato Gaúcho já inicia três ou quatro dias depois, entre 27 e 28 de fevereiro.
Segundo informações da GloboEsporte.com a nova diretoria Vermelha estuda a melhor forma de fazer a transição de temporadas em um calendário complicado devido à pandemia do coronavírus. Uma possibilidade cogitada é iniciar o Gauchão com um time formado de jovens, ou atletas pouco utilizados. Debate-se até as chances de adaptar uma "pré-temporada" em meio aos jogos.
Neste cenário, ao menos uma parcela do calendário ajuda. Como a Copa São Paulo foi cancelada em 2021, os jogadores do time sub-20 têm uma lacuna na preparação no início de ano e devem ganhar chances até para ter minutos em termos de competitividade.
Conquistar a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América também tem impacto direto no que será decidido. Caso se garanta no G-4, o Inter só estreia na competição continental a partir de 21 de abril. Do contrário, a diretoria tem uma competição a mais e com jogos decisivos já nos primeiros dias da nova temporada. Se tiver de disputar as fases preliminares, o primeiro jogo pela Libertadores pode ocorrer já em 3 de março, uma semana após o fim do Brasileiro.