Em um limbo onde nenhuma opção é atrativa, o Inter entra na 35ª rodada do Brasileirão em uma posição delicada, mantendo um olhar atento tanto para a possibilidade de garantir vaga na Sul-Americana quanto para evitar a zona de rebaixamento. Embora a perspectiva de encerrar o campeonato no Z-4 ainda persista, por mais remota que seja, o clube conseguiu aumentar suas chances de participar da Sul-Americana em comparação com o início de novembro.
Essas projeções são fornecidas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, o Colorado ocupa a 13ª posição na tabela, somando 43 pontos, e não há mais jogos atrasados no campeonato. Três partidas recentes despertaram o interesse Alvi-Rubro: Fortaleza vs. Cruzeiro, com vitória do time mineiro por 1 a 0; Cruzeiro vs. Vasco, resultando em um empate em 2 a 2; e Fortaleza vs. Botafogo, também terminando em empate em 2 a 2.
Se o campeonato chegasse ao fim no momento atual, o Inter garantiria sua participação na Sul-Americana do próximo ano. As chances de concretizar essa vaga estão estimadas em 67,8%, representando um aumento em relação aos 48,5% registrados no início de novembro, antes das partidas contra o Cruzeiro (vitória), Fluminense (empate) e Palmeiras (derrota). A confirmação matemática da classificação ocorre ao atingir os 52 pontos, mas as probabilidades já se tornam quase irreversíveis a partir dos 48 pontos, ultrapassando os 88%.
No que diz respeito ao risco de rebaixamento, o levantamento da UFMG tranquiliza os torcedores colorados, indicando uma probabilidade de apenas 3,2%. Enquanto o Inter pode dormir com relativa tranquilidade, outros seis times enfrentam uma preocupação mais aguda com a zona de rebaixamento: Santos (4,9%), Vasco (13,7%), Cruzeiro (15%), Bahia (66,1%), Goiás (94,8%) e Coritiba (99,99%).