Wanderson Maciel Sousa Campos nasceu em 7 de outubro de 1994 em São Luís-MA. Seu pai, Wamberto, era um famoso jogador de futebol, após jogar na Europa pelo Ajax e Standard Liège. Em 2002, aos oito anos, Wanderson começou a jogar futebol na AFC Ajax Academy, enquanto seu pai jogava no time principal do mesmo clube. Em 2009, ele seguiu seu pai para a Bélgica e ingressou no Beerschot AC local, onde fez sua estréia na Pro League belga no outono de 2012.
Desconhecido do público brasileiro, o maranhense seguiu atuando no Velho Continente em países periféricos (mas não necessariamente irrelevantes), onde construiu uma carreira que chegou a atrair o interesse de clubes da Premier League.
Contratado com um salário de peso - no mesmo naipe dos grandes nomes do elenco como Taison e Edenílson - sua vinda é inicialmente por empréstimo. Após o fim desse período, o SCI terá a opção de compra do atacante.
Segundo Wamberto (também agente do jogador), Wanderson vinha recebendo diversas sondagens de clubes brasileiros já há algum tempo. O Botafogo, inclusive, ficou perto de fechar a contratação do reforço, enquanto o Flamengo também mostrou interesse.
Após sua confirmação pelo Gigante da Beira-Rio, o comentarista e especialista em futebol russo, o jornalista Fábio Aleixo, foi ao twitter postar palavras de esperança sobre o novo reforço alvirrubro:
"Que ótimo reforço para o Internacional. Excelente jogador. Vai sobrar no Brasil". Perguntado sobre se estará entre os melhores alas da Série A, o Aleixo cravou: "Pega top 3 se não se lesionar e render o que apresentou no auge aqui (...) Só desconfia quem não viu ele jogar. Apesar de ter passado por lesão, é ótimo jogador. Velocidade pelas pontas, driblador. Mas sem firulas", opinou.
A utilização de Wanderson não será imediata. Ele chegou após o período de inscrições do Gauchão ter se encerrado. Também precisa de algum tempo para aprimorar o condicionamento físico já que não atua desde maio, quando passou por uma cirurgia no tornozelo.