Se o calendário já ligava o alerta do Inter, a derrota por 2 a 1 para o Belgrano no retorno às competições, completamente compreensível, deixou o cenário ainda mais delicado. O time já não tem chance de garantir vaga direto às oitavas de final da Sul-Americana. Lutará para ficar em segundo e disputar a repescagem. O que, caso atinja, trará outros dois jogos para encaixar em uma sequência já difícil de encarar.
A virada na Arena Barueri limou as chances de terminar em primeiro no Grupo C. Mesmo que tenha mais duas partidas, o Colorado, que está em terceiro com cinco pontos, só pode alcançar 11. O Belgrano já está com 12. Se vencer o Real Tomayapo na Bolívia, empatará com o Delfín em pontos.
Neste quadro, poderá se classificar com empate, dependendo do saldo de gols. Atualmente, os gaúchos têm saldo 0, enquanto os equatorianos, 2. O Delfín ainda fez nove gols contra três do Inter. No entanto, se o Colorado vencer o duelo direto, pode até classificar com derrota para os bolivianos, também em um cenário que a diferença no saldo será fundamental.
A meta esportiva estipulada na previsão da temporada era chegar pelo menos até as quartas de final da Sul-Americana. Para alcançar o objetivo, o Inter terá dois jogos a disputar com um dos terceiros lugares da Conmebol Libertadores. As partidas, previstas para as semanas de 17 e 24 de julho, dificultarão algo que se mostra conturbado.
Todavia, caso confirme o segundo lugar, o SCI praticamente já conhece o caminho do playoff após o fechamento da fase de grupos das competições continentais, na última quinta-feira. Restam apenas os jogos do Grêmio na Libertadores e do Internacional na "Sula", adiados devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul. Mas como será o sorteio?
Os times líderes das chaves da Sul-Americana estarão no pote 1, e o sorteio será dos cruzamentos, visto que ainda não se sabe quais serão as demais equipes a compor as oitavas. A repescagem funciona da seguinte forma: o melhor segundo colocado da Sul-Americana enfrenta o pior terceiro colocado da Libertadores, e assim por diante.
No momento, um dos duelos seria Red Bull Bragantino (melhor vice-líder da Sul-Americana) contra o Barcelona de Guayaquil (pior terceiro colocado na Libertadores). Dessa forma, a Conmebol vai sortear um clube que estará no pote 1 e, no pote seguinte, um dos jogos do playoff.
Exemplo: o Corinthians é sorteado no pote 1; no pote 2, a entidade sorteia o Jogo A dos playoffs (que pode ser Bragantino x Barcelona-EQU). Assim, na simulação, o time alvinegro vai enfrentar o vencedor do duelo entre os comandados por Pedro Caixinha e o clube equatoriano nas oitavas.
Data e horário do sorteio
O sorteio para a definição dos confrontos será no dia 3 de junho, segunda-feira, em Luque, no Paraguai, a partir de 13h (horário de Brasília). O evento também define o chaveamento da Sul-Americana até a grande decisão, marcada para o dia 23 de novembro em Assunção, no Paraguai.
Classificados ao playoff
Classificados na Sul-Americana
Independiente Medellín - 13 pontos (1º do Grupo A)
Cruzeiro - 12 pontos (1º do Grupo B)
1º do Grupo C
Fortaleza - 13 pontos (1º do Grupo D)
Sportivo Ameliano - 13 pontos (1º do Grupo E)
Corinthians - 13 pontos (1º do Grupo F)
Lanús - 13 pontos (1º do Grupo G)
Racing - 15 pontos (1º do Grupo H)
Vice-líderes dos grupos da Sul-Americana (playoff)
Always Ready - 11 pontos (2º do Grupo A)
Universidad Católica - 11 pontos (2º do Grupo B)
2º do Grupo C
Boca Juniors - 11 pontos (2º do Grupo D)
Athletico-PR - 12 pontos (2º do Grupo E)
Racing-URU - 11 pontos (2º do Grupo F)
Cuiabá - 12 pontos (2º do Grupo G)
Red Bull Bragantino - 13 pontos (2º do Grupo H)
Terceiros colocados nos grupos da Libertadores (playoff)
Cerro Porteño - 6 pontos (3º do Grupo A)
Barcelona de Guayaquil - 6 pontos (3º do Grupo B)
3º do Grupo C
LDU - 7 pontos (3º do Grupo D)
Palestino - 7 pontos (3º do Grupo E)
Independiente del Valle - 7 pontos (3º do Grupo F)
Rosario Central - 7 pontos (3º do Grupo G)
Libertad - 4 pontos (3º do Grupo H)