A Conmebol confirmou a escala de arbitragem para os jogos de volta das quartas de final da Sul-Americana 2022, com Roberto Tobar, do Chile, sendo o escolhido para comandar Internacional vs Melgar, no Beira-Rio, na próxima quinta-feira (11). Tobar, de 44 anos, já esteve envolvido em algumas confusões e inclusive foi suspenso pela Conmebol, em novembro de 2021, por conta de sua atuação entre Brasil e Colômbia pelas Eliminatórias. Há poucas semanas atrás, foi figura chave na desclassificação do River Plate para o Velez, em gol anulado por mão que gerou muita reclamação da ex-equipe de Braian Romero.
Em relação a partidas do SCI, fará a sua 4° na história, estando na derrota colorada na Libertadores de 2019 para o Flamengo, por 2 a 0, no empate sem gols frente o Tolima, em 2020, e mais recentemente na desclassificação - com vitória alvirrubra - nos pênaltis na Bombonera, para o Boca Juniors, por 1x0, também em 2020. A nível geral, apitou 12 vezes (4 pela Libertadores) em 2022, distribuindo 67 cartões amarelos, 4 vermelhos (1 indireto) com 9 penalidades (alta média no quesito).
Além de Roberto Tobar, os também chilenos Christian Schiemann e Claudio Rios foram escalados como auxiliares, com Cristian Garay, como quarto árbitro e Juan Lara, no VAR.