Em um sorteio realizado pela CBF nesta semana, o Internacional descobriu que enfrentará o ASA-AL na estreia da Copa do Brasil. Conforme a regra, o confronto inicial é disputado em jogo único, com mando de campo para a equipe com ranking inferior, no caso, o ASA. Apesar disso, o Colorado terá a vantagem de avançar com um empate, e a partida acontecerá entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
O ASA-AL, atualmente em 4º lugar em seu campeonato estadual, tem uma notável conquista na Copa do Brasil em 2002, quando surpreendeu ao eliminar o Palmeiras na fase inicial, seguindo a antiga regra do gol qualificado.
Entre os jogadores do ASA, há um rosto familiar para o futebol gaúcho, o atacante Júnior Viçosa, que atuou no Grêmio em 2011 e marcou um gol em um clássico Gre-Nal no Beira-Rio. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Viçosa comentou sobre a trajetória do ASA no certame. " Na Copa do Brasil, o ASA sempre fez bons jogos. Já eliminou o Palmeiras. Ano passado a gente enfrentou o Goiás, que jogava pelo empate. Foi 1 a 1, mas fomos até melhores".
Antes mesmo de conhecer seu adversário, a esquadra nordestina recebeu contatos de empresários com propostas para a venda de mando de campo, mas o presidente Rogério Siqueira garantiu que a partida será realizada no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
O vencedor entre ASA-AL e Internacional enfrentará na segunda fase o vitorioso do confronto entre Itabuna, da Bahia, e Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro. Nessa etapa, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A partir da terceira fase, haverá um novo sorteio, com a entrada de times como Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Bragantino, Athletico-PR, Vitória, Fluminense, São Paulo, Ceará e Goiás.