A Copa do Brasil de 2024 tem definifo todos os seus participantes, totalizando 92 equipes e abrangendo clubes de todos os estados do Brasil. Conforme o calendário base estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol, a competição está programada para iniciar em 21 de fevereiro e se estender até 10 de novembro.
Havia para o Inter a possibilidade de uma vaga direta na terceira fase em caso de revés do Athletico Paranaense e a conquista da 8° posição no Brasileirção, no entanto, não foi possível devido aos resultados da 37° rodada do Brasileirão neste fim de semana.
O Cianorte foi o último time a garantir sua vaga. Após a vitória sobre o Santos neste domingo pela penúltima rodada do Brasileirão, o Athletico-PR conquistou um lugar direto na terceira fase da Copa do Brasil, abrindo uma vaga através do estadual, que foi ocupada pelo sexto colocado no Campeonato Paranaense.
Os clubes que compõem o G-6 do Brasileirão (Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo, Bragantino e Grêmio), o Athletico (melhor time do Brasileirão fora da Libertadores), o Vitória (campeão da Série B do Brasileiro), o Fluminense (campeão da Libertadores), o São Paulo (atual campeão da Copa do Brasil), o Ceará (campeão da Copa do Nordeste) e o Goiás (campeão da Copa Verde) asseguraram vagas diretas na terceira fase da competição.
O Santos foi a única equipe da Série A do Brasileirão que não conseguiu a classificação para a competição em 2024. Isso se deve à alteração no regulamento feita pela CBF neste ano, distribuindo as vagas de acordo com a posição de cada clube no campeonato estadual. O Peixe, nesse contexto, ficou na 11ª colocação no Paulistão.
Inicialmente, a CBF vai dividir as equipes em potes, seguindo as diretrizes do ranking nacional da entidade. Uma vez definidos os confrontos, as equipes se enfrentarão em jogo único, sendo a partida realizada na casa da equipe de pior colocação no ranking.
Na terceira fase, os times visitantes têm a vantagem do empate. Os jogos do segundo mata-mata seguem o chaveamento, também em partida única. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão para avançar será por meio de disputa de pênaltis.
Nesta fase, os clubes do G-6, Vitória, Fluminense, São Paulo, Ceará e Goiás entrarão na competição, e mais uma vez, os confrontos serão determinados por sorteio.
Os duelos das oitavas de final também serão definidos por sorteio. A partir das quartas de final, os confrontos seguirão o modelo de chaveamento.
OS PARTICIPANTES:
Acre: Rio Branco-AC e Humaitá;
Amapá: Trem e Independente-AP;
Amazonas: Amazonas e Manauara;
Pará: Águia de Marabá, Remo e Paysandu;
Rondônia: Porto Velho e Ji-Paraná;
Roraima: São Raimundo-RR e GAS-RR;
Tocantins: Capital-TO e Tocantinópolis.
Alagoas: ASA, CRB e Murici;
Bahia: Bahia, Jacuipense, Itabuna e Vitória;
Ceará: Fortaleza, Iguatu, Ferroviário e Ceará;
Maranhão: Maranhão, Moto Club e Sampaio Corrêa;
Paraíba: Sousa e Treze;
Pernambuco: Sport, Retrô e Petrolina;
Piauí: Fluminense-PI e River-PI;
Rio Grande do Norte: América-RN e ABC;
Sergipe: Itabaiana e Confiança.
Distrito Federal: Real Brasília e Brasiliense;
Goiás: Anápolis, Atlético-GO, Aparecidense e Goiás;
Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e Operário VG;
Mato Grosso do Sul: Operário-MS e Costa Rica.
Espirito Santo: Real Noroeste e Nova Venécia;
Minas Gerais: Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro, Tombense, Villa Nova-MG e Athletic Club;
Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Volta Redonda, Audax-RJ, Olaria, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ e Fluminense;
São Paulo: São Bernardo, Ituano, Bragantino, Água Santa, Portuguesa Santista, Palmeiras, Corinthians, Botafogo-SP e São Paulo;
Paraná: Athletico-PR, FC Cascavel, Maringá, Operário-PR, Cianorte e Coritiba;
Rio Grande do Sul: Grêmio, Inter, Ypiranga, Caxias, Juventude e São Luiz;
Santa Catarina: Brusque, Criciúma e Marcílio Dias