O início da trajetória de Eduardo Coudet no Deportivo Alavés está longe do ideal. O ex-comandante do Internacional completou dez jogos no clube espanhol com números preocupantes: apenas uma vitória, cinco empates e três derrotas no campeonato nacional, além de uma eliminação na Copa do Rei.
No último sábado (15), o time de Coudet protagonizou um jogo eletrizante contra o Leganés, mas não passou de um empate por 3 a 3. Após sair perdendo com gol de Dani Raba, o Alavés chegou a virar o jogo com tentos de Kike García e dois de Joan Jordán, mas cedeu o empate a Munir El Haddadi nos minutos finais.
O desempenho atual do treinador argentino gera apreensão. Com aproveitamento de 29,6% nos jogos do Campeonato Espanhol - 12 gols marcados e 13 sofridos -, o Alavés ocupa a 19ª posição, dentro da zona de rebaixamento. O cenário é ainda mais preocupante quando comparado ao histórico recente: nas últimas três temporadas, equipes com aproveitamento similar (Cádiz com 28,9% em 2023-24, Valladolid com 35% em 2022-23 e Granada com 33,3% em 2021-22) não conseguiram evitar a queda.