O Ibope Repucom divulgou os dados dos crescimentos dos clubes nas redes sociais no mês de Julho. Ao todo, o Internacional somou 54.374 (versus 48.623 do mês anterior) novos seguidores nas plataformas do Twitter, Youtube, Instagram e TikTok, contabilizando 5.717.642 no total e se mantendo em 11° na soma geral a nível de Brasil, mas cada vez mais perto de ultrapassar a Chapecoense, com 5.744.944.
Dessa leva foram registrados -2.382 do Facebook (saldo negativo), 1.900 do Twitter, 14.556 do Instagram, 5.000 do Youtube e 35.300 do TikTok.
Na publicação, o IBOPE Repucom destacou a retomada do crescimento de novas inscrições nas plataformas sociais dos clubes brasileiros. O resultado é motivado pelo retorno das partidas oficiais e retomada dos campeonatos paralisados pela pandemia da Covid-19. Apenas no último mês foram registradas 4,7 milhões de novas inscrições. Este é o segundo maior volume mensal de novas inscrições da toda a série histórica, atrás apenas dos 6,1 milhões registrados em novembro de 2016 em decorrência do desastre da Chapecoense. Depois do Flamengo, o Corinthians é a equipe que tem o segundo maior número de seguidores nas plataformas digitais.
Outro destaque é que, pelo segundo mês consecutivo, o desempenho do YouTube foi o principal motor de captação de novas inscrições para os clubes de futebol no Brasil. Apenas nos últimos 30 dias, a plataforma de vídeos somou 2,7 milhões de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes de futebol, o maior crescimento em toda a série histórica e resultado superior ao desempenho da plataforma de vídeos em todo o primeiro semestre de 2020. Ao todo, 58% de todas as inscrições em redes sociais de clubes no Brasil foram através do YouTube.
TikTok segue com crescimento expressivo entre os clubes
O TikTok foi a principal fonte de novos inscritos para 63% dos clubes presentes na plataforma. Ou seja, para 25 dos 41 clubes a maioria de seus novos inscritos são originárias da nova rede social. Atualmente, os clubes nacionais somam 4 milhões de inscritos em seus perfis no TikTok.
Veja abaixo o levantamento completo: