Criado no Celeiro de Ases, Léo Ortiz é uma das novidades de Dorival Júnior na pré-convocação para a Data FIFA de outubro. Como já tinha acontecido em setembro, a CBF utilizará até o prazo limite de dez dias para o anúncio dos 23 nomes que vão defender a Seleção contra Chile e Peru, mas a chamada lista larga já foi enviada para os clubes na sexta-feira.
Aos 28 anos, Léo Ortiz chegou ao Flamengo em 2024, após um período de quatro temporadas no Bragantino. Durante sua passagem pelo clube paulista, ele foi chamado para integrar a Seleção Brasileira na Copa América, quando o Brasil terminou como vice-campeão. Naquela ocasião, o técnico da Seleção era Tite, que hoje comanda o clube carioca.
Nesta temporada, Ortiz se destacou no Rio de Janeiro, especialmente após as lesões de alguns titulares no segundo semestre. Atuando tanto como zagueiro quanto improvisado no meio-campo, ele conquistou a torcida com seu desempenho consistente.
Dorival Júnior divulgará a convocação oficial no dia 27 de setembro, em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os jogadores selecionados se reúnem no dia 7 de outubro, em São Paulo, e realizarão treinamentos no CT Joaquim Grava, do Corinthians, até o dia 9, quando seguem para Santiago, no Chile.
O Brasil enfrenta dois adversários nas Eliminatórias para a Copa do Mundo durante esta Data Fifa. O primeiro duelo será contra o Chile, fora de casa, no dia 10 de outubro. Depois, a Seleção jogará contra o Peru no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15. A equipe brasileira ocupa atualmente a quinta posição na classificação, com dez pontos.