Texto por Colaborador: Redação 08/03/2023 - 00:00

Conforme o jornalista Nando Gross, em seu canal no Youtube, embora a derrota colorada tenha passado pelos méritos de Renato e do Grêmio, a atuação de Mano Menezes foi decisiva para o fracasso alvirurbro na Arena. Confira sua avaliação:

"Como um time vice-campeão brasileiro, já montado com a mesma base mantida, comissão técnica, como esse time fica tão longe da tabela de classificação e perde o GreNal tomando um banho de bola do seu rival que vem da 2° divisão e que remontou um time em 2 meses, que contratou 10 jogadores e começou do zero. Esse time hoje é melhoe que o SCI e ganhou facilmente, tranquilamente do Internacional. Eu sei que o resultado foi apertado, mas a atuação foi bem superior.

A escalação do Inter é uma que não foi usada em momento algum do campeonato. Alguém pode dizer mas há o Grêimio tinha 5 no meio de campo, o Inter tinha que povoar, mas quem é que disse que pra ocupar o teu meio de campo e preencher os espaços, fazer a marcação, tem que necessariamente colocar volante; não pode pegar meia? jogadores de criatividade e dar funções a eles. Em tese o Grêmio tem 5 no meio de campo, o Inter geralmente tinha sem a escalação do Mano, Johnny, de Pena, Alan Patrick e Mauricio, 4 jogadores de meio-campo. E o Wanderson que recua e compõe também. Não sei se a solução era essa.

O Parreira era um que insistia nisso: quando perguntavam se o Brasil teria 3 ou 4 atacantes, ele dizia que antes de definir sistema tático eu vejo o grupo de jogadores. É o que o Renato tá fazendo no Grêmio, ele viu que não tinha extremas, foi com Bitello e Vina nos extremos. E o Mano viu tenho que botar mais volantes: mas é justamente a função mais carente hoje do Internacional. O melhor é o reserva, o Matheus Dias, o Johnny é um jogador comum. O Baralhas chegou e é o Baralhas, tem ainda que pegar alguma coisa. Agora se tu cogita "vou povoar o meio-campo" e pega esse mesmo sistema de jogo e tu tem o Aranguiz, Cuellar e o próprio Gabriel, e o Edenilson aberto na direita, era outra coisa. Agora np segundo tempo era Matheus Dias e o Johnny. E no 1° Baralhas e De Pena com o Johnny. O fato é que o Mano ao fazer isso ele desmanchou uma ideia que mal ou bem o Inter tinha melhorado, com um padrão de jogo. O Mano mudou e o time não teve rendimento, entrosamento, só colocou volantes, não fez uma marcação eficiente, mais adiantada. E esse time do Grêmio adora jogar com a bola no campo adversário e foi exatamente isso que o Inter ofereceu no 1° tempo. 

O Mano tentou corrirgir no segundo e fez uma lambança, o De Pena tava mal? mas tava todo mundo mal naquele modelo de jogo, então era simples (bastava tirar Johnny ou Baralhas por Maurício). O Inter não pressinou a saída de bola, e o Grêmio o contrário fez isso no Inter que não conseguiu jogar. A estrategia de jogo do Mano foi desastrosa e mentalmente ele passau aos jogadores a ideia de que ele tinham medo do Grêmio, que entraram assim "Opa, o outro time é melhor", o Inter estava assustado. Não imaginei que o SCI seria tão passivo. O Inter resolveu não atacar o Grêmio, tudo errado". 

Categorias

Ver todas categorias

Tu gostou da nova camisa titular de 2024?

Sim

Votar

Não

Votar

263 pessoas já votaram