Embora o retrospecto recente do Inter não indique nenhuma facilidade em nenhuma fase da Copa do Brasil - graças as desastrosas lembranças em desclassificações recentes para Vitória-BA e Globo-RN - o cenário para o CSA vai pelo mesmo caminho.
Segundo levantamento do portal de Maceió, Gazeta Web, dos últimos 12 confrontos frente equipes da Série A desta temporada, o próximo adversário colorado conseguiu apenas uma vitória. E ela aconteceu no dia 18 de agosto do ano passado, ainda na Série B, contra o Vasco, por 2 a 0. Fora isso, foram sete derrotas e quatro empates. Já em 2023, a equipe nordestina teve um encontro com o Fortaleza e sofreu uma dura goleada por 3 a 0.
A maioria desses 12 jogos aconteceu na Segundona do ano passado. Além da vitória sobre o Vasco, o CSA perdeu para Cruzeiro, Grêmio, Bahia e América Mineiro (duas vezes, pela Copa do Brasil).
Apesar disso, o histórico contra o SCI, em si, não é desastroso. Os times não se enfrentam desde a Série A de 2019, e naquela época, as equipes dividiram o protagonismo. Em Porto Alegre, no Beira-Rio, o Colorado venceu o CSA por 2 a 0, com gols de Nonato e Edenilson. No embate do returno, em Maceió, foi a vez de o Azulão triunfar com uma boa vitória por 1 a 0, com gol do argentino Jonatan Gómez.
Inter e CSA, inclusive, também já enfrentaram pela Copa do Brasil de 1989. Em confronto pela 1ª fase, colorados e azulinos empataram por 0 a 0 no Sul. Contudo, em Alagoas, o clube marujo não conseguiu segurar a pressão e foi derrotado por 2 a 0.