O presidente Marcelo Medeiros e o ex-presidente Fernando Carvalho conversaram neste sábado com a rádio Bandeirantes e falaram um pouco de seus momentos com Ibsen Pinheiro, uma das figuras históricas mais importantes do Sport Club Internacional que nos deixou na noite desta sexta-feira aos 84 anos, em Porto Alegre, devido a uma parada cardiorrespiratória. Confira os principais trechos.
TEXTO:
Marcelo Medeiros: "Vim dar um abraço aos familiares do Ibsen Pinheiro. Uma pessoa que fez história na política, na comunicação, no esporte. Vim dar um abraço aos familiares do Ibsen Pinheiro. Uma pessoa que fez história na política, na comunicação e no esporte".
"Ibsen Pinheiro foi um dirigente com opiniões fortes. Uma oratória invejável. Um grande frasista. Gre-Nal arruma e desarruma a casa é uma delas. Ibsen Pinheiro deixar um legado que vai servir para muita gente. E hoje no dia que o Inter conquista o pentacampeonato da Copa São Paulo, ele estaria muito feliz em assistir a partida. Legado dele vai servir de exemplo para todos nós".
Fernando Carvalho: "Ibsen Pinheiro era um grande amigo. Nos conhecíamos desde 1982. Me ajudou, principalmente, na época a regularizar o Ruben Paz".
"Em 1997, Ibsen Pinheiro assumiu como vice de futebol e me convidou para ser diretor de futebol. Sempre esteve ao meu lado. Tínhamos uma ideia parecida de futebol. Em 2002, convoquei Ibsen Pinheiro para nos ajudar a fugir do rebaixamento. Ele foi fundamental. Tinha suas ideias sobre tudo. Apoiava todas as nossas decisões. Sempre foi meu conselheiro. Em 2002 tivemos muitas dificuldades. Com sua lucidez, ele realinhou as nossas ideias e conseguimos escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro".
"Ibsen não foi para o Japão. Primeira ligação que fiz após a conquista do Mundial de 2006 foi para ele. Lembro como se fosse hoje".
"Foco principal do Ibsen sempre foi o treinador. Tinha predileção por avaliar trabalho dos técnicos. E uma análise sempre muito exigente".
"A gente almoçava juntos de 15 em 15 dias no Barranco. Há 2 semanas, senti que ele não estava bem. Infelizmente, ele nos deixou. Sempre tinha uma palavra para reduzir o momento que estava passando".
"Ibsen Pinheiro sempre foi muito ouvido por todos. Sempre tinha uma palavra correta, lúcida e de muito discernimento. Tinha a melhor palavra para momentos de tensão".
"A preocupação maior do Ibsen sempre foi o futebol. Coudet tem um time muito competitivo. Após o início de trabalho dele, não chegamos a falar sobre futebol".
"Em 1998, Ibsen Pinheiro era o vice de futebol. Eu assisti o jogo com ele no Morumbi diante da Ponte Preta no tetracampeonato da Copa São Paulo. Quando entrei no avião para retornar as pressas para Porto Alegre, pensei. Quem sabe o Ibsen lá do céu não traz uma energia para nós na decisão da Copinha colocando chumbo na perna dos jogadores do Grêmio nos pênaltis. Deu certo. Tenho certeza que o Ibsen vibrou muito lá no céu com a nossa conquista do pentacampeonato da Copa São Paulo. Vi todos os jogos desde as quartas-de-final da Copinha. Gostei muito do time. Mazetti, Praxedes e o Guilherme Pato são muito bons. Pato tem habilidade e muita velocidade".